Casa Branca anuncia ajuda no valor de 2 mil Milhões para estados atingidos por furacões

O governo federal tem estado sob intensa pressão para mostrar que está a enviar ajuda às áreas devastadas pelos furacões consecutivos no final de Setembro e início de Outubro, enquanto alerta também que será necessário mais dinheiro para financiar a resposta.

A FEMA, agência norte-americana encarregada de responder a catástrofes, tem lutado contra a desinformação desde que Helene chegou à Florida. As falsas alegações estão a ser alimentadas pelo ex-presidente e candidato republicano Donald Trump e outros, pouco antes das eleições presidenciais.

A resposta ao furacão tornou-se inevitavelmente uma parte fundamental das próximas eleições, com Trump e Harris a posicionarem-se como os melhores para responder a tais calamidades.

O dinheiro aprovado até agora inclui fundos que vão para os residentes, a assistência pública e a agricultura. Cerca de 911 milhões de dólares foram alocados aos danos causados pelo furacão Helene, enquanto cerca de 620 milhões de dólares foram alocados à recuperação do furacão Milton, de acordo com o comunicado da Casa Branca.

Os seis estados para onde o dinheiro foi são a Florida, a Carolina do Sul, a Geórgia, a Carolina do Norte, o Tennessee e a Virgínia.

O anúncio da presidência norte-americana surgiu um dia depois da Administração de Pequenas Empresas (SBA) ter adiantado que ficou sem dinheiro para os empréstimos de assistência em caso de catástrofe que oferece a pequenas empresas, proprietários e inquilinos.