ELIZABETH. 37.º aniversário dos Grupos Folclóricos da Casa do Minho junta mais de 400 pessoas

Por ANGÉLICA PINTO | Elizabeth, NJ

Mais de 410 pessoas estiveram presentes no passado sábado, dia 19 de Outubro no salão nobre do Portuguese Instructive Social Club de Elizabeth, para comemorar o 37.º aniversário dos Ranchos Folclóricos (infantil e adulto) da Casa do Minho de Newark, NJ.

A cerimónia foi dirigida por Rui Silva, e acompanhada por música ao vivo da responsabilidade do DJ Luis Oliveira.

Presentes estiveram familiares e amigos membros de outros ranchos da comunidade local – como por exemplo, o Rancho Folclórico “Danças e Cantares de Portugal” de Elizabeth, os “Camponeses do Minho” de Newark, e o “Sonhos de Portugal” de Kearny – aos quais Jack Barreira, presidente da Casa do Minho e director dos ranchos, agradeceu a presença.

A noite contou ainda com a presença de figuras como o consûl-geral português em Newark, Luís Sequeira; Fernanda Santana, em representação do vereador Michael Silva; e Fernando Grilo, presidente da União de Clubes Luso-Americanos, que deixaram felicitações aos grupos aniversariantes e destacaram o papel importante da Casa do Minho em ser uma das associações responsáveis – e que ainda predura – em manter as tradições portuguesas (especialmente minhotas) vivas por muitos mais anos, no estado de New Jersey.

Enquanto se arrumava o salão, os membros do rancho preparavam-se para subir ao palco com alegria e ao som das concertinas.

Pelas 22:00h deu-se início ao ponto alto da noite. Ouviram-se os hinos de Portugal e dos Estados Unidos, e logo a seguir, o salão encheu-se de juventude orgulhosa nas suas origens.

Os primeiros a tomar o palco foram os membros do grupo folclórico adulto, seguindo-se os mais novos – que apesar de estarem em minoria, foram encorajados e aplaudidos com a mesma intensidade.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Antes da actuação dos ranchos ouviram-se os hinos de Portugal e dos Estados Unidos da América
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | No andar debaixo, no bar, faziam-se ouvir as vozes e o som das concertinas
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Entrada do rancho no salão nobre
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | A noite de sábado foi recheada de música e muita animação
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Aspecto da actuação do grupo adulto, que foi o primeiro a ocupar o palco naquela noite
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Apesar de estarem em minoria, os membros mais jovens foram aplaudidos com a mesma intensidade