ELEIÇÕES: É republicana, foi Miss e agora quer fazer carreira na política
• Por HENRIQUE MANO | News Editor
A luso-americana Alexandra Macedo concorre dia 5 de Novembro ao cargo de deputada estadual pelo Distrito Eleitoral 33 da Califórnia, como republicana – depois de ter vencido as primárias de Março passado. Terá pela frente Xavier Ávila.
A candidata é filha de emigrantes da Terceira, Açores, “uma pequena ilha ao largo da costa de Portugal” – explica Alexandra Macedo, que não esconde as origens lusas, numa publicação recente nas redes sociais durante a realização do ‘Bodo de Leite’ das festas em louvor do Divino Espírito Santo de Tulare.
“Tenho muito orgulho nas minhas raízes portuguesas e quero dar continuidade às nossas tradições culturais”, acrescenta.
A candidata a deputada estadual pela Califórnia Alexandra Macedo
Macedo fez o liceu em Tulare e logo depois passaria pela California State University Northridge (para um mestrado em Engenharia Civil) e pela San Joaquin College of Law, onde tirou Direito. Desde 2021 que preside à Macedo Environmental Consulting, Inc., onde ajuda clientes na área ambiental.
O seu envolvimento na comunidade também fez dela Miss Central Valley 2018 – apesar de combater, desde os 8 anos de idade, uma patologia congénita cardíaca, que a obrigou a várias cirurgias.
Tal como muitas famílias portuguesas no vale central da Califórnia, também os Macedo se dedicaram à agricultura e Alexandra, ainda pequena, já ajudava o pai no negócio familiar – Tulare Sales Yard.
“Cresci no seio de uma família portuguesa, por isso falo alto e a bom som, quer se goste quer não”, disse, em tom de brincadeira, a um jornal americano.
Alexandra Macedo quer representar o vale central da Califórnia em Sacramento
De certa maneira, segue igualmente as pegadas políticas do pai – David Macedo, que foi vereador e vice-‘mayor’ em Tulare e pertence à California Portuguese-American Coalition.
Sobre a sua postura política, afirma: “Sou cristã em primeiro lugar, americana em segundo e sou republicana em terceiro. E é assim que sempre me comportarei, mas usando uma voz educada, estratégica e lógica [na Assembleia Legislativa], realmente acredito que podemos iniciar um diálogo que possa criar impacto positivo para o meu partido”.