FC PORTO: ‘Armada espanhola’ fragilizou adversário
O FC Porto goleou segunda-feira o AVS no seu próprio reduto, por 5-0, com um ‘hat-trick’ de Samu, e consolidou o segundo lugar da I Liga de futebol, no encerramento da 9ª jornada, em jogo de sentido único.
O campeão olímpico por Espanha foi a figura maior do jogo, ao contribuir com finalizações de cabeça, de pé direito e pé esquerdo, aos 32, 38 e 45+1 minutos, respectivamente, para uma goleada iniciada pelo compatriota Nico González, aos 22, e finalizada por Rodrigo Mora, aos 88.
Com este triunfo, o oitavo em nove jogos no campeonato, o FC Porto solidificou o segundo lugar, com 24 pontos, a três do líder Sporting e cinco à frente do Benfica, terceiro, que tem menos um jogo.
Derrotado pela primeira vez esta época como visitado, o AVS caiu para o 12.º posto, com os mesmos nove pontos.
Os técnicos Vítor Campelos e Vítor Bruno fizeram alterações diametralmente opostas nos respectivos ‘onzes’ relativamente ao último jogo: o AVS, após derrotar a formação de Os Sandinenses para a Taça de Portugal (2-0), repetiu apenas Tunde e Zé Luís, que agora consta na ficha de jogo como Djeras.
Fábio Vieira e Namaso foram, por sua vez, as novidades na equipa do FC Porto, relativamente ao ‘onze’ que venceu os alemães do Hoffenheim, para a Liga Europa (2-0), relegando Iván Jaime e Galeno para o banco de suplentes.
No final do encontro, Vítor Bruno, treinador do FC Porto, afirmou: “A base do sucesso tem muito que ver com o facto de em nenhum momento termos especulado com o jogo. Atacar o jogo desde o início, muito sérios, a respeitar muito o adversário.”
“Fazemos o primeiro golo e a equipa não se cansa de ir à procura do segundo e do terceiro, sempre muito ambiciosa. Essa é a base do nosso trabalho, que sejam sempre sérios e nunca deixem adormecer o jogo. Na segunda parte, já com o resultado desnivelado, gerimos um pouco mais do que devíamos, mesmo que a mensagem no balneário não tenha sido essa”, disse ainda.