FOI VICE-PRESIDENTE DOS EUA E TEM ORIGENS PORTUGUESAS | Quem é e quem são os seus antepassados?
• Por HENRIQUE MANO | Nova Iorque
Muito embora nenhum dos 46 ocupantes da Casa Branca tenha sangue português, pelo menos um vice-presidente pode reclamar origens lusas… Trata-se do democrata Al Gore, escolhido para o cargo pelo Presidente Bill Clinton.
Nasceu em 1948 em Washington, DC (muito embora a sua família seja do estado norte-americano de Tennessee, na região sul do País), exerceu o cargo de 1993 a 2001 e também é Prémio Nobel da Paz pelo seu trabalho na área da protecção ambiental.
O antigo vice-presidente Al Gore
O que se sabe, então, sobre as origens lusas do antigo vice-presidente Al Gore, está comprovado na sua bem documentada árvore genealógica. Note-se que, à semelhança do que sucede com muitas outras famílias de emigrantes, o apelido dos seus antepassados sofreu várias alterações gramaticais, decorrentes provavelmente de deficiências na sua pronunciação e fonética.
Na tomada de posse em Washington, DC, à esquerda, com o Presidente Bill Clinton e membros das respectivas famílias
A primeira referência às suas raízes portuguesas surge no censo populacional de 1707 e diz respeito à sua sexta avó materna, Mary Maderas (adulteração do “Medeiros”, como se perceberá mais adiante) – que nasceu não condado de Middlesex, em Virgínia, a 24 de Abril desse ano.
Sabe-se ainda que Mary é filha do 7.º avô do antigo vice-presidente norte-americano, Charles (Carlos) Madeiros, também de Virgínia, por sua vez filho do oitavo avô de Gore, o elemento que marca a ligação directa da família a Portugal: trata-se do emigrante Domingo Carlos Medeiros, que nasceu em 1620, e que viria a morrer no Condado de Middlesex, Virgínia, por volta de 1682.
É Mary Maderas quem se casa com John Gore, sete anos mais novo, também do mesmo condado em Virgínia, fazendo assim o elo entre os Medeiros e o clã Gore, que, dois séculos depois, se tornaria numa poderosa família política americana.
Em 2000, concorreu à presidência dos Estados Unidos e perdeu
Em relação a Domingo Carlos Medeiros, há documentação histórica contraditória em relação ao seu local de nascimento: há registos que afirmam ter nascido nos Açores, outros que terá sido na Madeira. Certo, contudo, é que se casou com uma tal Thomasina Medro e que chegou a Chesapeake, VA em 1640, numa embarcação que transportava gado.
Sabe-se que o emigrante português, oitavo avô de Al Gore, viria a prosperar no Novo Mundo, tornando-se uma figura influente e abastada.
Em 2000, concorreu à presidência dos Estados Unidos e perdeu, numa eleição marcada por contagem polémica dos votos na Flórida, para George W. Bush, apesar de ter tido mais votos populares, já que Bush obteve mais delegados no colégio eleitoral.