NEW JERSEY. Presidenciais: quem ganhou no “Estado Jardim” – Harris ou Trump?
• Por HENRIQUE MANO | News Editor
A candidata democrata Kamala Harris, que perdeu terça-feira, 5 de Novembro, a corrida à Casa Branca para o antigo Presidente Donald Trump, venceu nos três condados de New Jersey com a maior percentagem de população portuguesa; a nível estadual, saiu igualmente vencedora, tendo ficado com os seus 14 pontos eleitorais.
Kamala Harris venceu em New Jersey e nos três condados com a maior percentagem de luso-americanos
Donald Trump conquistou 46,5% do eleitorado no “Estado Jardim”
No “Estado Jardim”, a democrata ficou com 51,5% do eleitorado (ou seja, 2.096.873 votos), contra os 46,5% do candidato republicano (1.893.210 votos). Estes números, contudo, reflectem umas eleições mais renhidas no estado em relação ao que se estava à espera, com o partido republicano a ganhar terreno.
Amir Jones é o novo xerife do condado de Essex e substitui no cargo o português Xerife Fontoura
Está encontrado o substituto do xerife Armando Fontoura
No condado de Essex, onde está concentrada a cidade de Newark e a maior comunidade lusa do estado, Harris conquistou 71,27% dos votos (209,968) e Trump 27,23% (80,231).
Ainda neste condado, Amir Jones tornou-se o substituto do popular xerife português Armando Fontoura, com uma confortável vantagem de 72,19% do eleitorado (198,253 votos), com o seu oponente, o republicano Nicholas Pansini, a obter pouco mais de 27%.
Ainda eww Newark, LaMonica McGiver vai manter-se em Washington, DC, depois de ter vencido as eleições para terminar o mandato do falecido congressista Donald Payne e, agora, as gerais (com 81,1% dos votos).
No vizinho condado de Hudson, a incluir os municípios de Harrison e Kearny, Kamala Harris ficou com 62,36% dos votos e Donald Trump com 34,4%.
No condado de Union, a democrata volta a vencer, com 60,71%, contra os 37,03% do republicano.