OPERAÇÃO PRETORIANO: Fernando Madureira e mais 10 vão a julgamento
O Tribunal de Instrução Criminal (TIC) do Porto decidiu ontem levar a julgamento nos exactos termos da acusação os arguidos da Operação Pretoriano, entre os quais o antigo líder dos Super Dragões Fernando Madureira e a mulher Sandra Madureira.
Durante a leitura da decisão instrutória, a juíza explicou que manteve na íntegra a acusação do Ministério Público (MP) porque a prova documental, testemunhal e pericial é forte.
A abertura de instrução, fase facultativa que visa decidir por um juiz de instrução criminal se o processo segue e em que moldes para julgamento, foi requerida por alguns dos 12 arguidos.
A decisão instrutória tinha de ser conhecida até 7 de Dezembro, quando se completam 10 meses desde a aplicação do regime de prisão preventiva a Fernando Madureira.
A acusação do MP dá conta de uma eventual tentativa de os Super Dragões “criarem um clima de intimidação e medo” numa Assembleia Geral do FC Porto para que fosse aprovada uma revisão estatutária “do interesse da direcção” do clube, então liderada por Pinto da Costa.