MUNDIAL 2030: Luz, Alvalade e Dragão vão ser remodelados
Os estádios de Benfica, FC Porto e Sporting vão receber investimentos infraestruturais antes do Mundial de futebol de 2030, cuja organização ibero-marroquina será formalizada sem oposição na quarta-feira, no Congresso da FIFA.
Edificados de raiz para o Euro2004, a principal competição futebolística já organizada em Portugal, os recintos de ‘águias’ e ‘leões’, ambos em Lisboa, e dos ‘dragões’, no Porto, estão elencados no livro da única candidatura à realização do Mundial2030, ladeando 11 palcos de nove cidades de Espanha, mais seis de outros tantos municípios de Marrocos.
Além de pertencerem aos três ‘grandes’, o Estádio da Luz, o maior recinto desportivo português, com quase 65 mil lugares, e os Estádios do Dragão e José Alvalade, ambos com capacidades próximas dos 50 mil, são os únicos no país a cumprirem as exigências da FIFA para acolherem jogos da 24.ª edição do principal torneio planetário de selecções.
De acordo com os cadernos de encargos para as organizações de Mundiais, os estádios candidatos devem albergar, no mínimo, 80 mil espectadores para finais e cerimónias de abertura, 60 mil para jogos a partir dos quartos de final e pelo menos 40 mil nos restantes.
Entre 26 e 27 de Maio, Luz, Dragão e Alvalade foram visitados por uma delegação da FIFA, em conjunto com a comissão de candidatura, comandada por António Laranjo.