APÓS 1 VITÓRIA EM 4 JOGOS: João Pereira ‘sobre brasas’ no Sporting

Jaime Marta Soares, ex-presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting, concedeu segunda-feira uma entrevista à Antena 1, na qual pediu a Frederico Varandas que venha a público abordar a súbita crise na qual mergulhou a principal equipa.

“Há a necessidade de acabar com este silêncio ensurdecedor. Se sentirem que houve erros, terão de pedir desculpa e dizer que também se aprende com os erros, dando a terapêutica adequada para que esses erros desapareçam imediatamente”, começou por afirmar o antigo dirigente do clube de Alvalade.

“Que se diga o que se pensou sobre o passado recente e o que é que com ele se aprendeu para se projectar o futuro”, acrescentou, antes de assumir que tem dúvidas quanto à capacidade de João Pereira para dar a volta à situação.

“É chamar as coisas pelos nomes, e dentro desse aspecto, não gosto de ficar com as coisas cá dentro. Só me apetece dizer que, como se diz há muitos anos… Desde criança que ouço que não é fadista quem quer”, rematou.

Varandas ao ataque

Entretanto, Frederico Varandas garantiu no mesmo dia que, com a actual direcção, o clube nunca será gerido de fora para dentro e assegurou que falará quando entender que “é o momento certo”.

“Enquanto esta direcção aqui estiver, sabem quando é que o Sporting será gerido de fora para dentro? Nunca”, afirmou Frederico Varandas à partida da equipa para a Bélgica, onde ontem defrontou o Club Brugge para a Liga dos Campeões de futebol.

Com a equipa a atravessar um mau momento, com três derrotas consecutivas, em quatro jogos sob o comando de João Pereira, o líder dos ‘leões’ considerou que a comunicação interna é muito mais importante do que a comunicação para o exterior.

“Muito mais importante do que a habitual comunicação corriqueira para inglês ver, é a comunicação interna entre estrutura, treinador e jogadores. O presidente irá falar para fora quando entendermos que é o melhor momento e que defende os interesses do Sporting”, assegurou.

Em quatro jogos sob o comando de João Pereira, que substituiu Ruben Amorim, contratado pelo Manchester United, os ‘leões’ venceram apenas uma vez, frente ao Amarante (6-0), para a Taça da Portugal, logo na estreia do novo técnico.

Em 26 de Novembro, os campeões nacionais foram derrotados em casa pelo Arsenal (5-1), na quinta jornada da fase de liga da ‘Champions’, e quatro dias depois voltaram a perder, em Alvalade, com o Santa Clara (1-0), falhando a inédita oportunidade de começar uma edição da I Liga portuguesa com 12 triunfos seguidos.

Seguiu-se novo desaire, em Moreira de Cónegos, na quinta-feira, ante o Moreirense (2-1), para a I Liga, em que a equipa de João Pereira lidera a prova, com mais dois pontos do que o Benfica (menos um jogo) e o FC Porto, segundo e terceiro classificados, respectivamente.

Na ‘Champions’, os ‘verdes e brancos’ seguem no 10.º posto, com 10 pontos, juntamente com mais seis conjuntos.