PRIMEIRO LUSO-AMERICANO DA NOVA ADMINISTRAÇÃO TRUMP TEM ORIGENS NUMA FAJÃ PORTUGUESA COM 16 HABITANTES
• Por HENRIQUE MANO | News Editor
O presidente-eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, escolheu ontem, sábado, Devin Nunes, CEO da sua plataforma de redes sociais “Truth Social”, para liderar o Conselho Consultivo de Inteligência, um grupo independente dentro da Casa Branca que supervisiona a interacção da comunidade de inteligência com a Constituição.
Trata-se, assim, do primeiro luso-descendente que Donald Trump nomeia para a administração do seu segundo mandato. Enquanto congressista republicano pela Califórnia, Devin Nunes representou os distritos eleitorais 21 e 22 de 2003 a 2022, tendo inclusive chegado a Presidente do poderoso Comité de Inteligência da Câmara dos Representantes.
O antigo congressista republicano Devin Nunes é o 1.º luso-americano com lugar na administração Trump
“O Devin basear-se-á na sua experiência” para ocupar o cargo, afirmou Trump, ao anunciar a nomeação, e “para me fornecer avaliações independentes da eficácia e propriedade das actividades da comunidade de inteligência dos EUA”.
Devin Gerald Nunes nasceu em Tulare, CA, há 51 anos; os bisavós paternos, António Teixeira Nunes (1892-1971) e Maria Inês Silveira (1886-1980), emigraram na primeira década do século passado para os EUA, oriundos da Fajã dos Vimes, na costa sul da ilha de São Jorge, pertencente à freguesia de Ribeira Seca, concelho da Calheta (Açores). A fajã tem apenas 0,156 quilómetros quadrados de área e 16 habitantes.
Em 2020, o então Presidente Donald Trump atribuiu a Devin Nunes a Medalha Presidencial da Liberdade numa cerimónia no salão oval da Casa Branca
No entanto, outro ramo mais remoto da família do antigo congressista também coloca as suas origens na ilha açoriana do Pico.
O avô paterno, Anthony Lewis Nunes, nasceu na Califórnia em 1919 e faleceu em 1996 e a avó, Evelyn D. Gomes, nasceu em 1920 e ainda está viva.
Devin Gerald Nunes nasceu em Tulare, CA, há 51 anos; os bisavós paternos, António Teixeira Nunes (1892-1971) e Maria Inês Silveira (1886-1980), emigraram na primeira década do século passado para os EUA, oriundos da Fajã dos Vimes, na costa sul da ilha de São Jorge, pertencente à freguesia de Ribeira Seca, concelho da Calheta (Açores). A fajã tem apenas 0,156 quilómetros quadrados de área e 16 habitantes
Em entrevista a uma equipa da Fresno State University, Devin Nunes revelou ter já ido “várias vezes” a Portugal. Ao falar da sua vivência na comunidade lusa da Califórnia, explicou ter sempre falado português (“com um a figueira mistura de espanhol”) até à sua ida para Washington, DC como legislador federal. “Quando estou com membros do Governo português, até me dizem na brincadeira que falou um bom “portinho” com sotaque açoriano”, acrescenta.
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Devin Nunes em Long Island, NY na residência do senador estadual Jack Martins, vendo-se ainda Paula Martins e o ex-congressista Lee Zeldin
Casado também com uma luso-americana (“o meu sogro emigrou para a Califórnia em 1969”), Devin Nunes ter ter já levado a mulher e as três filhas duas vezes aos Açores.