GONDOMAR QUER FILIGRANA DE PORTUGAL A BRILHAR EM NOVA IORQUE
• Por HENRIQUE MANO | Nova Iorque
A loja “The Fantastic World of the Portuguese Sardine”, em Times Square, Nova Iorque, tem agora exposta uma réplica do Coração de Viana em filigrana oferecida em 2015 à actriz norte-americana Sharon Stone (que se popularizou com a longa-metragem “Basic Instinct”, entre inúmeros outros).
A peça, elaborada manualmente pelo Mestre Cardoso, em ouro e prata, tem um valor de loja aproximado de mil e quinhentos dólares e foi oferecida ao empresário António Quaresma e ao Grupo O Valor do Tempo pela Câmara Municipal de Gondomar, em reconhecimento ao esforço empreendido por ambos na promoção desta arte tradicional portuguesa.
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | A vereadora Sandra Almeida, o Presidente da Câmara Marco Martins, a certificadora Sandra Veloso e o delegado da AICEP em Nova Iorque, Carlos Moura, na loja The Fantastic World of the Portuguese Sardine – em Times Square
O Coração de Viana passará a fazer parte do espólio da loja em Times Square, podendo ser observada pelos nova-iorquinos (e turistas de todo o mundo) juntamente com duas outras peças naquele registo – uma lata de conserva e um cravo alusivo aos 50 anos da Revolução de Abril (esta última igualmente oferta da Câmara de Gondomar).
Quando a actriz Sharon Stone apareceu em público pela primeira vez com o Coração de Viana ao pescoço, em Beverly Hills, “fez com que as pessoas olhassem para a filigrana de uma forma diferente”, afirma a vereadora de Gondomar para a área do Turismo, Sandra Almeida, em declarações ao jornal LUSO-AMERICANO. “Deixou de ser apenas um acessório cerimonial para passar a ser usado no quotidiano. A partir daí, houve um boom de informação que passou para o consumidor e isto tem despertado muita curiosidade”.
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | A réplica do coração de Portugal oferecido à actriz norte-americana Sharon Stone agora exposta na loja em Times Square do Grupo O Valor do Tempo
A vereadora considera Times Square o local ideal para fazer chegar a Filigrana de Portugal a mais quadrantes. “Acho que, aqui, terá todo o impacto que nós queremos para a filigrana, que é colocá-la no centro do mundo”, diz. “Penso que os americanos, quando virem esta manualidade, esta arte da filigrana, não vão ficar indiferentes; será um ponto de partida para a filigrana”.
Sandra Veloso faz questão ainda de “dar parabéns ao António Quaresma e ao Grupo O Valor do Tempo por terem apostado nesta portugalidade. Times Square é o centro do mundo e estamos muito orgulhosos por ter cá a filigrana e o coração português”.
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | A réplica do coração de Portugal oferecido à actriz norte-americana Sharon Stone agora exposta na loja em Times Square do Grupo O Valor do Tempo
A vereadora fez parte de uma delegação que se deslocou oficialmente a Nova Iorque para promover a ideia da realização de uma putativa exposição no 10 de Junho do próximo ano de produtos certificados, especialmente da Filigrana de Portugal – e da qual fizeram ainda parte Marco Martins, Presidente da Câmara de Gondomar e Teresa Costa, directora-executiva na A.CERTIFICA, o único organismo de certificação em Portugal de produtos artesanais não-alimentares.
Aquela entidade pretende “dar a garantia ao consumidor de que está a comprar um produto artesanal que é feito nas oficinas, de forma tradicional, que cumpre as regras de um caderno de especificações que está definido no decreto-lei 121 de 2015”, explica Teresa Costa.
A Filigrana de Portugal é feita em Gondomar e na Póvoa de Lenhoso por 23 unidades produtivas artesanais e cerca de 3 mil artesãos. O autarca Marco Martins, eleito em 2013, considera mesmo a cidade nortenha “a capital da ourivesaria em Portugal. E o que nós vemos lá, é que os americanos compram a filigrana, compram e ficam entusiasmados. Está inclusivamente a concorrer a Património Imaterial da Humanidade” da UNESCO.
O Presidente da Câmara diz ser a filigrana “neste momento a nossa maior marca de promoção de Gondomar, porque é um produto diferenciador, com qualidade, e que acrescenta valor pela sua originalidade. Achamos que o 10 de Junho pode ser uma forma também de trazer Gondomar para este mercado dos Estados Unidos”.
A certificadora Teresa Costa salienta que “Times Square é o centro do mundo e estamos muito orgulhosos por ter cá a filigrana e o coração português”.
A vereadora Sandra Almeida concorda e reitera: “É muito importante porque estamos aqui numa loja que também é de produtos portugueses, a sardinha portuguesa, e o facto de estar aqui este ex-líbris português, que é feito manualmente, dá uma projecção enorme”.