Número recorde de viajantes nas férias deverá encerrar 2024

A Associação Americana Automóvel, também conhecida como AAA, projecta que 119,3 milhões de pessoas viajarão 80 quilómetros ou mais desde as suas casas durante o período de férias de final de ano, que irá desde sábado, dia 21 de Dezembro, a quarta-feira, 1 de Janeiro.

A projecção para a realização de viagens domésticas deste ano supera por pouco o recorde anterior estabelecido em 2019 com 64 mil viajantes. A AAA espera mais 3 milhões de viajantes nesta época festiva em comparação com o ano passado (2023).

“Esta é a altura do ano em que se criam memórias duradouras com os entes queridos, e as viagens desempenham um grande papel nisso”, disse Stacey Barber, vice-presidente da AAA Travel. “Es-te ano, com o dia de Na-tal a ser a uma quarta-feira, prevemos números recorde de viagens no fim-de-semana anterior e no fim-de-semana depois do feriado.”

Projecções quanto a viajantes por modalidade

– De carro: Quase 90% dos viajantes de férias irão de carro até aos seus destinos, fazendo desta a forma mais popular de viajar. 

Prevê-se que 107 milhões de pessoas viajem de carro e, embora este número seja 2,5 milhões superior ao do ano passado, fica aquém do recorde de 2019 de 108 milhões. 

Muitos viajantes, especialmente famílias com crianças pequenas, preferem a flexibilidade e o custo mais baixo que as viagens de carro proporcionam. 

Nesta época festiva, os preços dos combustíveis estão mais baixos do que no ano passado, quando a média nacional rondava os 3,12 dólares nas últimas duas semanas de 2023. 

A procura pelos combustíveis em Dezembro diminui à medida que o clima fica mais frio, devido ao facto de mais pessoas trabalharem remotamente e os consumidores de férias comprarem os seus presentes via online versus pessoalmente.

A Hertz, empresa de aluguer de automóveis, afirma que Denver, Las Vegas, Los Angeles, Miami, Oahu, Orlando, Phoenix e Tampa são as cidades que apresentam a maior procura de alugueres para as férias. Prevê-se que os dias de maior movimento para recolha de automóveis sejam sexta-feira, dia 20 de Dezembro, e sábado, dia 21 de Dezembro. O horário de maior movimento para devoluções é esperado no fim-de-semana e na segunda-feira após o Na-tal. A duração média será de uma semana.

– De avião: A AAA espera que as viagens aéreas estabeleçam um novo recorde nesta época festiva, com 7,85 milhões de passageiros. Este número supera o recorde anterior de 7,5 milhões de viajantes aéreos no a-no passado. 

Os dados de reservas da AAA mostram que os voos estão 4% mais caros nesta época festiva em comparação com o ano passado. O valor médio de um bilhete para um voo doméstico é de $830. Os voos internacionais são 13% mais caros, custando em média $1.630 por bilhete.

– Por outros modos: O número de norte-americanos que viajam de autocarro, comboio e cruzeiro nesta época festiva aumentou quase 10% em relação ao ano passado. A AAA espera que 4,47 milhões de pessoas viajem por outros modos. 

Este número é o maior em 20 anos. As reservas de cruzeiros domésticos aumentaram 37% em comparação com a última época de férias. Os cruzeiros são populares nesta altura do ano, pois muitas famílias gostam de celebrar as festas a bordo de um navio cheio de actividades e comida.

Dicas de segurança para viagens rodoviárias da Associação Americana Automóvel

Com a expectativa de mais 2,5 milhões de viajantes nas estradas durante este período de férias de fim de ano, a Associação Americana Auto-móvel incentiva os condutores a dar prioridade à segurança com as seguintes dicas:

  • Siga os limites de velocidade publicados: Embora seja tentador acelerar para poupar tempo, os factos não o apoiam. Mesmo os pequenos aumentos de velocidade podem tornar as colisões mortais;

  • Conduzir a 80 mph em vez de 75 mph ao longo de 160 quilómetros poupa apenas 5 minutos, o que dificilmente vale o risco;

  • O excesso de velocidade pode parecer mais rápido, mas muitas vezes leva à tragédia;

 • Conduzir apenas quando estiver alerta e re-vigorado: conduzir com 4 a 5 horas de sono é tão perigoso como conduzir com uma TAS de 0,08 (intoxicação legal). Me-nos de 4 horas de sono? O risco duplica;

  • Viaje durante as horas em que está normalmente acordado e evite conduzir durante a noite. Evite refeições pesadas, medicamentos para a sonolência e álcool;

  • Para viagens longas, faça pausas a cada 2 horas ou 160 quilómetros. Utilize estes intervalos para trocar de condutor, se possível, ou estacione num local seguro e faça uma sesta de 20 a 30 minutos para recarregar as baterias;

•  Abrande, mova-se: um trabalhador na estrada é morto a cada duas se-manas nos Estados Uni-dos da América. Ao avistar uma equipa de emergência na berma da estrada a ajudar um condutor preso, reduza a velocidade. Se possível, mude de faixa para dar espaço às equipas para realizarem o seu trabalho em segurança;

  • Todos os 50 estados e o Distrito de Columbia têm leis Move O-ver em vigor.