Taxas de congestionamento já mostram resultados. Deslocação para Manhattan já são mais rápidas

Uma aparente queda no tráfego em direcção a Manhattan no primeiro dia útil de cobrança da taxa de congestionamento deixou os defensores dos transportes públicos entusiasmados.

Um estudo executado por um grupo de estudantes da Universidade Brown mostrou uma queda significativa no tempo médio de deslocação dos condutores que utilizaram os túneis Holland e Lincoln na segunda-feira. Enquanto o percurso médio por volta das 8:00h para os condutores que utilizam o Holland Tunnel numa segunda-feira era de 23 minutos antes da cobrança de congestionamento, desceu para 14 minutos à mesma hora na segunda-feira passada.

Para os condutores que utilizam o Túnel Lincoln, o percurso médio era de cerca de nove minutos antes de segunda-feira — e na segunda-feira, era de cinco, de acordo com o localizador.

Alex Ambrose, analista do ‘think tank’ progressista New Jersey Policy Perspective, considerou este um “momento extremamente entusiasmante para a área metropolitana da cidade de Nova Iorque”.

A tarifa de congestionamento entrou em vigor no domingo, pouco depois da meia-noite. Agora, os condutores terão de pagar uma portagem de 9 dólares das 5h às 21h. nos dias úteis para entrar em Manhattan abaixo da 60th Street, com descontos fora de horas (os condutores que utilizam os túneis Lincoln e Holland também têm desconto).

É o primeiro programa de portagens deste tipo no país, inspirado em planos semelhantes de outros países. Os defensores dos transportes públicos dizem que o programa fornecerá fundos muito necessários para o metro e os autocarros da cidade de Nova Iorque, ao mesmo tempo que desencorajará alguns condutores de conduzir até à cidade.

New Jersey processou as autoridades federais em 2023 para travar o plano, alegando que deram aprovação indevida. O processo ainda está em curso, mas um juiz federal negou na sexta-feira o pedido do estado para bloquear temporariamente o início do preço de congestionamento e, no sábado, um tribunal federal de recurso recusou-se a ouvir o recurso de New Jersey.

A neve que caiu no Estado Jardim na manhã de segunda-feira provavelmente impactou o número de condutores que viajavam para a cidade de Nova Iorque, mas espera-se que o sul de Jersey seja o mais afectado pelo mau tempo, observou Ambrose.

“O objectivo da cobrança de congestionamento é fazer com que as pessoas pensem duas vezes antes de conduzir até à cidade, e outro benefício do transporte público é o aumento da segurança em dias como o de hoje, quando temos condições meteorológicas severas”, disse ela.

As autoridades estaduais continuam a criticar o novo plano de portagens. Tom Bracken, presidente e CEO da Câmara de Comércio de New Jersey, disse na segunda-feira que a nova portagem “penaliza injustamente” os residentes e está a acrescentar um “novo fardo financeiro aos já elevados custos de transporte”.

“A Câmara Estadual tem trabalhado arduamente para incentivar os muitos atributos positivos do nosso estado para melhorar a nossa imagem. Ser tratado como um cidadão de segunda classe e de bolso por Nova Iorque vai directamente contra a nossa missão de construção de imagem”, disse.

O deputado Michael Inganamort (R-Morris) considerou a portagem uma forma de “ganhar dinheiro, pura e simplesmente”.

Ambrose compreende as preocupações dos condutores sobre o pagamento de uma nova portagem e a confiança no NJ Transit, que muitos passageiros consideram pouco fiável. A mesma pediu aos legisladores que tornassem o transporte público mais acessível e barato para que as pessoas sintam que é uma boa alternativa à ida de carro para Manhattan.