EUA: ESTREIA HOJE O ESPAÇO INFORMATIVO “LUSO-AMERICANO MAGAZINE”

• Por HENRIQUE MANO | News Editor

Estreia hoje, sábado, 11 de Janeiro, às 6:00 PM, o primeiro “LUSO-AMERICANO MAGAZINE”, um espaço de informação virado para as comunidades lusófonas dos Estados Unidos mas nem por isso alheio à restante actualidade do país, de Portugal e do mundo. A iniciativa é uma joint-venture entre o bissemanário LUSO-AMERICANO e a produtora televisiva WNN (World News Network), recentemente criada em New Jersey.

+++ VER PROGRAMA AQUI: https://www.facebook.com/share/v/1Agqc4ULEc/?mibextid=tUvUA8

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | A dupla de apresentadoras do espaço informativo semanal “LUSO-AMERICANO MAGAZINE”, Angélica Pinto (esq.) e Lúcia Antunes nos estúdios da WNN em Newark no dia da gravação do programa de estreia

O programa foi produzido nos estúdios da WNN da Market Street, no Ironbound, e tem cerca de uma hora e trinta minutos de duração; a co-apresentação do mesmo está a cargo da jornalista Angélica Pinto e da professora Lúcia Antunes.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O teleponto e tudo a postos para a gravação do 1.º programa…

Numa primeira fase, a programação estará disponível nas redes sociais e na plataforma YouTube. Para uma fase mais avançada, “está a ser delineada uma aplicação própria que permitirá a difusão do canal em múltiplas plataformas IPTV (Internet Protocol Television), e em sinal aberto, por cabo e satélite” – diz fonte da equipa de produção.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | A jornalista Angélica Pinto está afecta à redacção do jornal LUSO-AMERICANO de Newark, NJ e é co-apresentadora do “LUSO-AMERICANO MAGAZINE”

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Lúcia Antunes é professora de português no Liceu East Side, do Ironboundm, e co-apresentadora do “LUSO-AMERICANO MAGAZINE”

Para a jornalista Angélica Pinto, do jornal LUSO-AMERICANO, esta oportunidade profissional “significa muito para mim porque eu vou estar a aplicar aquilo que aprendi no meu curso. Sempre gostei muito de estar à frente das câmaras. Quando era mais nova, tive um canal no YouTube que me ajudou a estar mais à-vontade nesse processo, apesar de actualmente já não fazer muitos vídeos para essa plataforma”.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Angélica Pinto e Lúcia Antunes nas gravações do programa com Ricky Durães e Márcio dos Santos, da WNN

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | As gravações do 1.º programa “LUSO-AMERICANO MAGAZINE” nos estúdios da WNN em Newark, NJ

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | As gravações do 1.º programa “LUSO-AMERICANO MAGAZINE” nos estúdios da WNN em Newark, NJ

Natural de Viana do Castelo, Pinto formou-se em Ciências da Comunicação pela Universidade Fernando Pessoa do Porto e fez ainda uma pós-graduação na Escola Superior de Comunicação Social, “mais virada para o marketing digital” – conta. A jornalista espera emprestar ao “LUSO-AMERICANO MAGAZINE” uma perspectiva “mais jovem. Vim recentemente de Portugal e ainda me estou a enturmar aqui na comunidade portuguesa”.

A profissional de comunicação reconhece que a sua presença na redacção do jornal “LUSO-AMERICANO” lhe tem permitido “ajudar muito a conhecer as comunidades, as pessoas, saber mais da cultura portuguesa aqui nos Estados Unidos e ver como as pessoas têm orgulho de honrar as suas raízes – o que me fez também orgulho em honrar as minhas, apesar de a minha ligação a Portugal ser mais recente. Ajuda-me a aprender a dar mais valor a tudo, estando longe de Portugal”.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | As gravações do 1.º programa “LUSO-AMERICANO MAGAZINE” nos estúdios da WNN em Newark, NJ

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | As gravações do 1.º programa “LUSO-AMERICANO MAGAZINE” nos estúdios da WNN em Newark, NJ

Para a professora de português Lúcia Antunes, o “LUSO-AMERICANO MAGAZINE” é “um projecto que, para além de ser interessante, é muito enriquecedor, não só a nível pessoal, porque nos podemos enriquecer neste campo e temos muito mais conhecimento sobre o que se passa nas nossas comunidades – não só aqui pertinho de nós mas nos EUA inteiro, porque nós vamos estar no país inteiro. É uma experiência muito gratificante”.

Natural de Angola, a educadora cresceu em Aveiro, a terra dos pais, e viria a tirar o mestrado em educação pela Universidade de Aveiro; leccionou durante 17 anos na zona da Batalha e desde há 11 anos que dá aulas de português no Liceu East Side, no Ironbound.

Para além da ligação ao Clube de Língua Portuguesa “Os Académicos”, do já citado liceu, ajudou a criar este ano – pela primeira vez na história do “East Side”-, um Quadro de Honra para os alunos da disciplina de português.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *