MÉDIO ORIENTE. Hamas terá aceite projecto de acordo de cessar-fogo e libertação de reféns

O Hamas aceitou um projecto de acordo para um cessar-fogo na Faixa de Gaza e a libertação de dezenas de reféns, afirmaram na terça-feira fontes ligadas às negociações, citadas pela agência de notícias Associated Press (AP).

A agência teve acesso a uma cópia do acordo proposto, que viu a sua autenticidade confirmada por uma autoridade egípcia e do Hamas. O plano teria ainda de ser submetido ao Gabinete israelita para a sua aprovação final. 

Os EUA, o Egipto e o Qatar passaram o último ano a tentar mediar o fim da guerra de 15 meses e a garantir a libertação de dezenas de reféns capturados no ataque do Hamas, em Outubro de 2023. Cerca de 100 israelitas ainda estão presos em Gaza e os militares acreditam que pelo menos um terço destes estão mortos.

As autoridades manifestaram um crescente optimismo de que podem concluir um acordo antes da tomada de posse de Trump, cujo enviado para o Médio Oriente, Steve Witkof, fez parte das negociações.

O acordo de três fases –  baseado numa estrutura feita por Biden e endossada pelo Conselho de Segurança da ONU – começaria com a libertação gradual de 33 reféns ao longo de um período de 6 semanas, incluindo mulheres, crianças, idosos e civis feridos em troca de potencialmente centenas de mulheres e crianças palestinianas presas por Israel.