FERNANDO ALBUQUERQUE: O BALANÇO DE 6 ANOS À FRENTE DOS DESTINOS DO PISC DE ELIZABETH, NJ

• Por HENRIQUE MANO | Elizabeth, NJ

No dia 26 deste mês de Janeiro, Fernando Albuquerque transfere a pasta de Presidente do PISC de Elizabeth para a sua sucessora, Maria Carvalho. Encerra-se, assim, uma presidência de 6 anos marcada por alguns dos momentos mais altos do longo historial da agremiação (incluindo uma histórica visita do Presidente da República de Portugal e a celebração do centenário).

Albuquerque entra para a galeria de presidentes do Portuguese Instructive Social Club como aquele que mais anos consecutivos esteve no lugar. Um legado difícil de igualar.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Fernando Albuquerque esta há 6 anos à frente dos destinos do PISC

“O Fernando [Albuquerque] deixou uma marca distinta no PISC durante a sua gestão”, avalia o comissário do condado de Union, Sérgio Granados, em declarações ao jornal LUSO-AMERICANO, no contexto deste artigo. “Demonstrou uma dedicação e paixão inexcedíveis e deu sempre 100% de si, deixando uma obra no PISC que irá beneficiar os seus associados durante vários anos”.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Momento histórico: a visita do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa

O comissário do condado agradece a Fernando Albuquerque e toda a sua direcção pelas “incontáveis horas der voluntariado, que contribuíram para que o PISC e a nossa comunidade crescessem e se solidificassem, graças a esse trabalho árduo e sem remuneração. Desejo tudo de bom ao Fernando, que agora tem algum tempo para descansar, mas, conhecendo-o bem, sempre permanecerá activo e pronto a ajudar”.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Fernando Albuquerque com a esposa Patrícia e os filhos no centenário do PISC

Apesar das irrecuperáveis horas de convivência retiradas ao convívio familiar ao longo destes 6 anos, o (ainda) Presidente faz um balanço positivo da sua passagem pelo gabinete de Presidente: “Considero que foram seis anos muito bons, uma experiência única para mim”, afirma o líder associativo, em entrevista exclusiva ao jornal LUSO-AMERICANO. “Já tinha feito voluntariado noutra instituição, a Associação Portuguesa de Desportos, aqui em Elizabeth, mas a grandeza desta casa é algo totalmente diferente. Foi um orgulho muito grande, servir este clube – e levo boas memórias”.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Fernando Albuquerque vai passar a pasta a Maria Carvalho, que toma posse antes do final do mês

Num registo mais dramático, Fernando Albuquerque também esteve ao leme do PISC na pior das situações: a COVID-19. Mas é precisamente em momentos de crise que os líderes se revelam… “Foi uma fase em que ninguém sabia o que ia acontecer ou o que fazer”, recorda. E Albuquerque aproveitou a pandemia para deixar obra feita, sublinhando a remodelação da área do bar, levada a cabo em 2019, com grande esforço pessoal seu e do irmão, Jorge Abreu. A que se junta a instalação de um novo tecto (“um projecto de 110 mil dólares”), de parte do sistema de ares-condicionados do edifício-sede (outros $45 mil…) e a criação de uma “cápsula do tempo”, para ser revelada daqui a duas décadas.

“No global, foi uma experiência espectacular; só mesmo quem passa por aqui se apercebe disso. Viovemos para isto”, nota.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Sócio número 4768, Albuquerque (que nasceu em Carregal do Sal) frequenta o PISC desde os 19 anos de idade

Aprendeu, com as responsabilidades do cargo, a ser gerador de consensos “entre os vários grupos que compõem o PISC – rancho, motards, escola, museu. Essa foi a grande aprendizagem, mas às vezes dá vontade de atirar a toalha ao chão”…

Sócio número 4768, Albuquerque (que nasceu em Carregal do Sal) frequenta o PISC desde os 19 anos de idade. A ligação ao associativismo é uma forma de poder delegar nos dois filhos o amor às raízes e a Portugal. “O meu filho, noutro dia, pediu-me para ficar sócio do Clube para poder continuar a ajudar n’O Chade d’Ouro e fazer trabalho comunitário”, conta. “Acho que incuti isso neles, estão no rancho e sabem que isto é orgulho português. Sinto que eles, quando vêm a esta casa, é como se estivessem em Portugal”.

À sua sucessora, Maria Carvalho, deseja “as maiores felicidades” e deixa “uma pequena dica: que tenha bastante paciência, porque isto, apesar de ser trabalho voluntário, exige lidarmos com muitas pessoas e ideias diferentes. Eu sei que a Maria [Carvalho] vai conseguir levar o PISC a bom porto e, pela experiência que já adquiriu a nível das outras responsabilidades que acumula, saberá como lidar com as mais diversas situações”.

Emocionado, guarda as últimas palavras para “os sócios desta casa, a quem agradeço imenso o apoio e o voto de confiança que em mim depositaram. A minha direcção, que trato como uma família, é o bom que que se leva desta casa; não são família de sangue, mas de afecto. Passamos tantas horas juntos, que se tornam família. Levo o coração repleto de boas memórias. Foram incríveis, nos bons e nos maus momentos, e nunca me abandonaram”.

MENSAGEM DO CÔNSUL-GERAL

DE PORTUGAL EM NEWARK, NJ

O cônsul-geral de Portugal em Newark, Luís Sequeira, a pedido do nosso jornal, envia a seguinte mensagem a Fernando Albuquerque:

“Gostaria de reconhecer o excelente trabalho, ao longo dos últimos 6 anos, que o Senhor Fernando Albuquerque tem levado a cabo à frente dos destinos do “Portuguese Instructive Social Club” (PISC), em prol do significativo apoio à integração social da comunidade portuguesa, na cidade de Elizabeth e no estado de New Jersey.

E com grande dedicação, desvelo e dinamismo, sem qualquer interesse pessoal e de forma completamente voluntária, que são mantidas vivas a cultura e língua portuguesa, assim contribuindo para o enaltecimento de Portugal e a valorização do mérito de cada português.

O acolhimento prestado durante a visita de Sua

Excelência o Presidente da República, em Setembro de 2023, bem como durante tantas outras deslocações de membros do governo português a Elizabeth, revelou o profissionalismo, capacidade mobilizadora e organização interna do PISC, muito devido ao esforço do seu Presidente e representou o culminar de uma liderança bem-sucedida”.