Aeroporto de Newark alcança novo número recorde de armas detectadas pela segurança

O Aeroporto Newark Liberty estabeleceu um novo recorde para a região de New Jersey-Nova Iorque em 2024 pelo número de pessoas que tentaram passar pelos agentes de segurança aeroportuária – ou se esqueceram da sua presença numa bagagem de mão – com uma arma de fogo, segundo informações recentemente avançadas pelos responsáveis da Administração de Segurança dos Transportes (também conhecido por TSA – Transportation Security Administration).

Os agentes interceptaram um total de 21 armas de fogo nos postos de controlo do Aeroporto de Newark no ano passado, mais uma do que o total detectado em 2023, o que representa um recorde em seis anos.

“A equipa da TSA em Newark estabeleceu um recorde do maior número de armas interceptadas nos nossos postos de controlo num único ano”, disse Thomas Carter, Director de Segurança Federal da TSA em New Jersey. “Não é um recorde que procurávamos estabelecer.”

As armas detectadas incluíam uma descoberta peculiar que entrou na lista nacional da TSA das “10 melhores capturas” – uma arma de fogo desmontada, escondida entre as peças de um conjunto de brinquedos Lego “Black Panther”, encontrada no mês de Outubro.

Thomas Carter revelou ainda preferir que estes valores fossem mais baixos no que toca à descoberta em bagagens de mão, já que esta infracção acarreta acusações criminais a nível local, e possíveis penas civis federais.

A Transportation Security Administration possui uma aplicação para telemóveis recheada de informações relativas ao que cada passageiro pode ou não levar na sua bagagem de mão – informação também presente no seu website. No caso de armas e munições, estas devem ser acondicionadas numa caixa rígida dentro da mala despachada e a sua presença deve ser declarada à companhia aérea.

Regionalmente, os aeroportos de New Jersey-Nova Iorque registaram uma redução de 51 armas em 2023 para 42 armas de fogo apreendidas no ano passado.

Em todo o país, os agentes da TSA detectaram 6.678 armas de fogo nestes postos em 2024, uma redução em relação às 6.737 armas de fogo encontradas em 2023 e a primeira redução desde 2020, disseram as autoridades.

O maior número de armas de fogo apreendidas nos postos de controlo de segurança aeroportuária foi de 440 no Aeroporto Internacional Hartsfield-Jackson de Atlanta, seguido de 390 no Aeroporto Internacional de Dallas/Fort Worth em 2024, segundo informações avançadas pelos responsáveis TSA.

As armas de fogo não são permitidas na cabine de uma aeronave, mesmo que a pessoa tenha autorização para transportar a arma. Os regulamentos federais exigem que sejam transportados em malas despachadas para o porão da aeronave.