PRESIDENTE DO PACC DE YONKERS, NY PREPARADO PARA MAIS UM ANO DE VOLUNTARIADO AO LEME DA COLECTIVIDADE
• Por HENRIQUE MANO | Yonkers, NY
O Presidente do Portuguese-American Community Center da cidade de Yonkers, no condado nova-iorquino de Westchester, está preparado para se manter um segundo ano consecutivo à frente da colectividade. Luís Pastilha assumiu cargo no início de 2024, sucedendo a Cristina Santos Marques, e, tanto ele como grande parte dos corpos directivos, espera fazer mais um ano de voluntariado.
A informação foi avançada por Luís Pastilha ao jornal LUSO-AMERICANO, em entrevista concedida na sede do Centro, no 117 da Park Avenue.
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Luís Pastilha, Presidente do PACC de Yonkers, NY
“Estamos prontos a servir a comunidade por mais um ano, ao longo de 2025, dando o nosso melhor de acordo com as nossas possibilidades”, afirma Luís Pastilha.
O PACC é um dos maiores e mais antigos clubes portugueses do chamado “Estado Império”, chegando mesmo ao centenário “daqui a seis anos”, lembra Pastilha. Com cerca de 350 associados activos, agrega ainda uma escola de ensino de língua portuguesa – a “João de Deus”, mas já teve também um grupo folclórico e equipa de futebol (agora desactivados).
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O Portuguese-American Community Center de Yonkers é o ponto de encontro da vida lusa na região
Yonkers é a 3.ª cidade mais populosa do estado de Nova Iorque e a 1.ª do condado de Westchester, com pouco mais de 210 mil habitantes, e dista apenas 4 quilómetros da cidade de Nova Iorque. De acordo com o último recenseamento da população, terá 878 residentes nascidos em Portugal (muito embora o núcleo mais abrangente, a incluir as gerações seguintes, possa ampliar esse número).
Luís Pastilha (casado e pai de dois filhos) nasceu na província de Gaza, em Moçambique, filho de portugueses de Porto de Mós, distrito de Leiria, e tinha 14 anos quando, em 1976, emigrou com a família para os Estados Unidos. “Desde então que vivo em Yonkers”, nota o Presidente do PACC.
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Luís Pastilha, Presidente do PACC de Yonkers, NY
Por razões profissionais (chegou a ter lá um popular restaurante português, o “Louis Café”), Pastilha também esteve envolvido no Clube Português de New Rochelle, onde foi Presidente, no início da década de 2000.
Sócio do PACC de Yonkers desde há décadas, Luís Pastilha já foi director do bar e, agora, presta-se a mais um ano na presidência.
O que move figuras comunitárias a dedicarem anos a causas como o PACC? “Primeiro que tudo, tem de se gostar da vida associativa”, explica Luís Pastilha. “Para além de termos uma certa obrigação moral de dar continuidade a casas como esta, iniciadas pelos nossos antepassados com muito esforço, também é uma forma de convívio salutar e de se fazerem amizades. Até porque, como estou já em regime de reforma, tenho tempo para dedicar à comunidade e sinto que o devo fazer”.
Apesar de estar ainda a cerca de 6 anos da data histórica do centenário, o PACC já se vai preparando para comemorar condignamente a efeméride: “Estamos em posse de um arquivo muito rico e prepara-se um livro alusivo aos 100 anos. Já passou por aqui muita gente a dar o seu contributo e a nossa tarefa é fazer com que o Centro continue a divulgar Portugal e as suas tradições, exaltando a memória e o esforço desses pioneiros”.
Aos sócios e comunidade em geral, pede que se juntem ao esforço dos corpos directivos e que sejam participativos: “Estamos aqui todos em prol do Centro e de um bem colectivo”.