TREINADOR DO FC PORTO: Martín Alselmi teve ascensão meteórica

O treinador argentino Martín Anselmi sucedeu segunda-feira a Vítor Bruno no FC Porto, após uma ‘novela mexicana’ com o Cruz Azul, testando no terceiro classificado da I Liga uma ascensão meteórica e o futebol arrojado das suas equipas.

A mudança foi tumultuosa, pois Anselmi garantiu ter um acordo com o FC Porto antes de deixar o México na sexta-feira, versão negada pelos ‘cementeros’, que não autorizaram ninguém da equipa técnica a viajar, advertindo-a para eventuais sanções, e tiveram um entendimento diferente sobre a cláusula de rescisão a ser exercida pelo clube português.

Aos 39 anos, Martín Rodrigo Anselmi chegou ao quarto clube da carreira a nível sénior e vai estrear-se no futebol europeu, após ter acelerado etapas de evolução no continente americano com um estilo ofensivo, congregador dentro do balneário e chamativo no discurso.

Nascido em 11 de Julho de 1985, em Rosario, jogou na formação do Ferro Carril Oeste e formou-se em jornalismo, mas nunca exerceu a profissão, vendo a família a ampará-lo no sonho antigo de ser treinador.

Os escalões jovens do Excursionistas serviram de rampa de lançamento nessa ambição em 2015, então com 29 anos, seguindo-se a formação do CAI (2016) e as reservas da Universidade Católica do Equador (2018) e dos peruanos do Deportivo Garcilaso (2019).

O regresso ao Independiente del Valle projectaria Martín Anselmi, que colmatou a saída do português Renato Paiva para os mexicanos dos Club León e acumulou quatro conquistas em menos de meio ano: Taça sul-americana (2022), ao bater os brasileiros do São Paulo (2-0), Taça do Equador (2022), Supertaça equatoriana (2023) e Supertaça sul-americana (2023), no desempate por penáltis com os também brasileiros do Flamengo, de Vítor Pereira.

O Cruz Azul, do antigo lateral direito portista Jorge Sánchez, não arrebatou títulos nesse período, mas revitalizou-se através de uma estrutura táctica dinâmica em ‘3-4-3’, baseada no controlo do jogo através da posse de bola, com frequente recurso ao jogo de pés do guarda-redes, constante pressão alta e pensamento em chegar rápido à baliza contrária.

Referenciado por outros emblemas, Martín Anselm é um estratega, com fama de disciplinador e na vanguarda sul-americana ao FC Porto, que iniciou o ano civil com a primeira série de cinco jogos sem vencer em todas as provas desde 2016/17.