NEW JERSEY. Drones que alarmaram todo o Estado Jardim estavam autorizados pela Administração Federal de Aviação
Os misteriosos drones’ avistados no estado de New Jersey no final de 2024 não eram inimigos e foram autorizados a voar pela Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA), segundo revelou a nova secretária de imprensa da Casa Branca.
“Tenho notícias vindas directamente do Presidente dos Estados Unidos [Donald Trump], que acabaram de ser partilhadas comigo no Salão Oval (…), nomeadamente uma actualização sobre os drones em New Jersey”, disse Karoline Leavitt na passada terça-feira, durante uma conferência de imprensa realizada na Casa Branca.
“Os drones avistados sobre New Jersey eram, em grande parte, aparelhos licenciados pela FAA para investigação e outros motivos. Muitos destes drones eram também propriedade de particulares que estavam a desfrutar dos mesmos”, disse a responsável de imprensa, especificando que não eram “drones inimigos”.
O pânico causado no final do ano passado, quando começaram a sugir os primeiros avistamentos, levou à difusão de várias ‘fake news’ na época, e houve ainda quem sugerisse que pertenciam ao Irão. No entanto, o departamento de Defesa norte-americano negou essas informações.
É ainda importante relembrar que o Aeroporto Internacional New York Stewart foi até obrigado a encerrar as suas pistas, durante o período de uma hora, devido à actividade de drones no seu espaço aéreo.
Durante a conferência de imprensa desta semana, Leavitt não esclareceu se os aparelhos que fo-ram localizados fora do “Estado Jardim” também eram legais.
Donald Trump, que assumiu o cargo de presidente no passado dia 20 de Janeiro, sugeriu que a Administração Biden sabia mais do que estava a deixar saber ao público.
Os aparelhos foram avistados em toda a costa leste dos Estados Unidos.
Em Dezembro, o então presidente dos Estados Unidos da América Joe Biden, insistiu que os aparelhos vistos em New Jersey – que chamaram a atenção dos meios de comunicação e se tornaram virais nas redes sociais – não representavam qualquer perigo para a população.
“Estamos a acompanhar de perto, mas até agora não há qualquer sensação de perigo”, disse Biden, quando questionado pela imprensa sobre o assunto.
A Agência de Segurança Interna (também conhecida como Homeland Security) e a Agência Federal de Investigação (FBI) declararam quase simultaneamente que os avistamentos recentes correspondem a uma combinação de drones que operam legalmente, bem como aviões, helicópteros e até estrelas que foram confundidos pelos cidadãos com sendo ‘drones’.
Este tipo de aparelhos são legais em New Jersey a para utilização recreativa e comercial, mas estão sujeitos aos regulamentos e restrições de voo locais e da autoridade reguladora (FAA).