LIGA DOS CAMPEÕES: ‘Golpe de asa’ garantiu acesso do Benfica ao ‘play-off’
O Benfica afastou ‘fantasmas’ recentes e, com afirmação como não se via há muito, superou a visita à Juventus (2-0) para garantir lugar no ‘play-off’ de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol.
No final do jogo da oitava e última jornada da fase de liga, Bruno Lage viu a sua equipa trocar mais de três passes seguidos e os jogadores não só saltarem à bola como mostrarem personalidade para alterarem o rumo das últimas semanas, graças aos golos de Pavlidis, aos 16 minutos, e de Kokçu, aos 80, este assistido pelo helénico.
À entrada para esta derradeira ronda, o Benfica ocupava a 21.ª posição, ou seja, apenas três acima do limite entre a passagem e a eliminação, mas acabou a fase de liga em 16.º, com 13 pontos (quatro vitórias, três derrotas e um empate), que lhe dá a qualificação e também o estatuto de cabeça de série no sorteio de hoje.
Significa que, no ‘play-off’, jogará a primeira mão fora de casa e a segunda no seu reduto, num duelo que será diante do Brest (18.º) ou o reencontro com o Mónaco (17.º), o qual defrontou durante a primeira fase, com um triunfo (3-2) no Principado.
Para a decisão em Turim, Bruno Lage viu-se privado do titularíssimo Carreras, suspenso, tendo optado por colocar Tomás Araújo como lateral-direito e deslocar Bah para a esquerda, resgatando ainda para a titularidade Aursnes, Schjelderup e Pavlidis, que, tal como o central português, tinham sido suplentes frente ao Casa Pia.
E a aposta em Bah no lado canhoto revelou-se certeira, já que o lateral dinamarquês não se coibiu de dar profundidade ao corredor, como ainda superou o duelo com Francisco Conceição, o jogador que mais tentou ‘remar contra a corrente’ do lado da ‘vecchia signora’.