José Rebelo Cunha
José Rodrigues Rebelo Da Cunha “Joe Cunha” de Kearny, anteriormente de Newark, 75 anos, faleceu pacificamente na sexta-feira, dia 31 de Janeiro, 2025. Nasceu em Girabolhos, Portugal e a sua vida foi definida pela sua profunda devoção à sua amorosa família, que ele prezava acima de tudo.
Como o mais velho de cinco irmãos, Joe aprendeu o valor do trabalho árduo desde cedo, ajudando no negócio da família enquanto ainda era um jovem rapaz. O seu empenho em apoiar os seus entes queridos moldou todos os aspectos da sua vida. O amor de Joe pelo seu país natal, Portugal, manteve-se constante durante toda a sua jornada, mas a sua admiração pelos EUA, a que passou a chamar casa, foi igualmente profunda. Abraçou as oportunidades que o país lhe ofereceu, alcançando o “Sonho Americano” com um coração grato e um amor inabalável pelo seu país adoptivo, onde criaria raízes fortes.
Joe emigrou para os Estados Unidos em 1967, depois de ter passado vários meses em Angola. Estabeleceu-se no Ironbound, em Newark, com os seus pais e irmãos antes de se mudar para Kearny em 1977, com a sua esposa e família em crescimento. Foi o proprietário da Essex Hudson Construction Corporation durante 40 anos, antes de se reformar em 2020. Antes de fundar a sua empresa em 1980, trabalhou durante quase 13 anos como operário em várias empresas de construção de estradas e foi um membro dedicado da Laborers International Union Local 472 em Newark durante 57 anos até à data da sua morte. Foi também membro de longa data da Associação Cultural Portuguesa de Kearny, onde garantiu que os seus filhos fossem educados na cultura portuguesa, tendo todos eles obtido diplomas de seis anos.
Era um homem de profunda integridade, que emanava honestidade e virtude tanto na sua vida profissional como pessoal, vivendo a vida nos seus próprios termos. Defendeu ferozmente tudo e todos em quem acreditava, mantendo-se firmemente ao lado daqueles que amava, demonstrando lealdade e coragem sem limites quando mais importava. Era um homem de profunda fé em Deus e um membro devoto da família da Paróquia Católica de Santa Cecília durante quase 49 anos. Acima de tudo, mantinha a sua família próxima, cuidando dela com um amor que era sentido por todos os que o conheciam. Aproveitava sempre todas as oportunidades para partilhar com orgulho as conquistas dos seus filhos e netos.
Joe era também uma pessoa de grande compaixão e generosidade, sempre disposto a ajudar os necessitados. A sua profunda empatia pelos outros, especialmente pelos menos afortunados, tocou a vida de muitos através da sua genuína bondade e altruísmo. Embora o seu caminho tenha sido muitas vezes de trabalho árduo e sacrifício, enfrentou tudo com coragem, graça, humildade e um espírito inquebrável. O seu legado viverá nos corações daqueles que tiveram o privilégio de o conhecer.
Foi precedido na morte pelos seus pais António Rebelo Da Cunha e Maria Emília Da Conceição Cunha, e pelo seu irmão Manuel Cunha. Deixa a sua amada esposa, Maria Fátima (nascida Almeida) Cunha, com quem foi casado 54 anos; amados filhos Anabela (John), Elisabete, Joe Jr. (Noelle) e António (Jennifer); queridos netos Daniel, Joseph, Brody, Dylan, Emily, Gavin, Ava, Mary, Isla e Theo; queridos irmãos Alcina Pinto (John), Teresa Rebelo (Elisio) e António Cunha (Analice); muitos afilhados, sobrinhos e sobrinhas adorados, e inúmeros amigos e conhecidos, todos os quais continuarão a honrar a sua memória.
Descansa em paz, Joe. A sua força, honra e amor nunca serão esquecidos.
O funeral de Joe aconteceu esta quarta-feira, dia 5 de Fevereiro, 2025 às 8h30, no Shaw-Buyus Home for Services (n.º138 da Davis Avenue na Bergen Avenue, Kearny, NJ). Seguiu para a Igreja de St. Cecilia, Kearny, onde às 10h00 foi celebrada a missa de corpo presente. Foi sepultado no Holy Cross Chapel Mausoleum, em North Arlington, NJ.
O velório foi realizado na terça-feira, dia 4 de Fevereiro, das 4-8PM. Em vez de flores, donativos para o St. Jude Children’s Research Hospital (www.stjude.org), para o Cooperman Barnabas Medical (www.rwjbh.org) ou para a Igreja de St. Cecelia (www. stceciliakearny.org), serão graciosamente apreciados.