FC PORTO-SPORTING: ‘Dragões’ mantêm esperança com empate

O FC Porto susteve sexta-feira as remotas esperanças na luta pelo título, ao esquivar-se nos descontos de uma derrota caseira frente ao Sporting (1-1), na 21.ª jornada da I Liga de futebol, permanecendo a oito pontos do líder isolado.

Na estreia do treinador argentino Martín Anselmi no Estádio do Dragão, no Porto, um golo do inglês Danny Namaso já aos 90+4 minutos puniu uma segunda parte encolhida dos ‘leões’, que, mesmo sem os influentes Hidemasa Morita e Viktor Gyökeres de início, até tinham chegado ao intervalo na frente, graças ao tento do espanhol Iván Fresneda (42).

O campeão nacional esteve a segundos de ampliar distâncias na primeira posição, mas falhou a quarta vitória consecutiva na prova e a primeira em nove anos no recinto ‘azul e branco’ e até terminou reduzido a nove unidades, após as expulsões com duplo cartão amarelo de Matheus Reis (90+7), na sequência dos protestos sobre um eventual penálti não assinalado a favor dos ‘leões’, e com vermelho directo de Ousmane Diomande (90+8), num lance com Fábio Vieira.

O Sporting passou a somar 51 pontos, contra 44 do ‘vice’ Benfica, anfitrião do Moreirense no sábado, e 43 do FC Porto, terceiro classificado, que manteve a invencibilidade caseira para a I Liga, mas já não ganha há cinco jornadas, empatou nas últimas três e fica agora ao alcance do Braga, quarto, com 40, e oponente do Gil Vicente no domingo.

Com João Simões de início face à recepção vitoriosa ao Farense (3-1), da ronda anterior, os ‘leões’ entraram dinâmicos com bola e ameaçaram logo ao quarto minuto, num canto de Francisco Trincão emendado pelo capitão Morten Hjulmand à figura de Diogo Costa.

A fluidez da equipa de Rui Borges seria abalada a meio da primeira parte, quando Debast passou a complementar Hjulmand na dupla de médios, devido à lesão de João Simões, dilatando a vaga de casos clínicos averbados pelo Sporting nos últimos meses.