Estados Unidos suspendem ajuda militar à Ucrânia
Donald Trump deu ordem para a suspensão do envio de novos carregamentos de armas das reservas norte-americanas para a Ucrânia, avança a Bloomberg. A decisão, anunciada esta segunda-feira, acontece apenas dias depois do encontro tenso com o presidente Volodymyr Zelensky, na Casa Branca.
A pausa estará em vigor até Trump determinar que Zelensky demonstra um “compromisso de boa-fé para com a paz”, segundo revela um alto-responsável do departamento da Defesa ao mesmo meio.
A suspensão aplicar-se-á a todo o equipamento militar dos EUA que não esteja actualmente na Ucrânia, incluindo armas em trânsito – em aeronaves ou navios – ou a aguardar na Polónia.
Também a Associated Press (AP), a citar uma fonte da Casa Branca, refere que Trump está focado em chegar a um acordo de paz para terminar a guerra e que pretende ter Zelensky comprometido com esse objectivo. Acrescenta ainda que os Estados Unidos estão a “suspender e a rever” a sua ajuda para “garantir que está a contribuir para uma solução”.
Recorde-se que já ao final da noite de segunda-feira, o Wall Street Journal dava conta que a Administração Trump tinha deixado de financiar novas vendas de armas à Ucrânia e estaria a considerar congelar os carregamentos de armas das reservas norte-americanas.
Ainda na segunda-feira, os presidentes voltaram a trocar acusações, com Trump a acusar Zelensky de não querer que “haja paz enquanto tiver o apoio” dos EUA. Em resposta, Zelensky garantiu que os ucranianos querem uma “paz verdadeira” e que esta é “necessária o mais rapidamente possível”.