EUA começam desmantelamento de centros na fronteira entre a Califórnia e o México

As autoridades de imigração norte-americanas informaram esta quinta-feira que começaram a desmantelar o centro de tratamento temporário de Otay Mesa, na Califórnia, depois de terem registado uma diminuição considerável das detenções na zona fronteiriça com Tijuana (México).

“No ano passado, tivemos uma média de 1.200 detenções por dia, e a maioria delas foi feita neste sector, que inclui Otay Mesa; este ano, a média tem sido de cerca de 270 detenções por dia, e isto inclui aqueles que tentam atravessar por mar, porque descobrem que a fronteira terrestre está fechada” com os agentes, disse à EFE o porta-voz da Patrulha Fronteiriça Gerardo Gutiérrez, do sector de San Diego.

A média de 270 apreensões por dia neste ano fiscal – que começou a 1 de Outubro passado – envolve numerosas tentativas de atravessar a fronteira antes do início da administração do Presidente Donald Trump, mas a partir de Janeiro as apreensões estão no seu nível mais baixo desde 2021.

O centro temporário foi inaugurado em Janeiro de 2023, quando as apreensões ao longo da fronteira estavam no seu nível mais elevado, com mais de 250.000 por mês. O objectivo das Alfândegas e Protecção das Fronteiras dos EUA era processar até 500 pessoas diariamente no centro.

Agora, no entanto, “ao reduzir a procura de processamento de detidos, os agentes podem concentrar-se em fazer o trabalho para o qual se juntaram à Patrulha de Fronteira, que é patrulhar a zona fronteiriça”, acrescentou Gutiérrez.