FILHO DE PORTUGUESES VESTE A FARDA DE POLÍCIA NA QUARTA MAIOR CIDADE DO ESTADO DE NOVA IORQUE
Por HENRIQUE MANO | Jornal LUSO-AMERICANO
Tem 24 anos, é filho de imigrantes portugueses de Ribamar, uma freguesia do concelho de Lourinhã, e veste desde Junho de 2019 a farda de agente policial na quarta maior cidade do estado de Nova Iorque, Yonkers. Filipe Fernandes recebeu treino na Academia de Polícia do Departamento de Segurança Pública do condado de Westchester e patrulhas as ruas do Bairro 1 na urbe à beira do Hudson.
“Desde miúdo que me lembro de ter este respeito pela polícia, pelos agentes da lei e da ordem”, diz Filipe Fernandes, em declarações ao jornal LUSO-AMERICANO. “Poder hoje envergar esta farda, sobretudo na cidade onde nasci e vivo, é algo de que muito me orgulho.”
❝PODER HOJE ENVERGAR ESTA FARDA, SOBRETUDO NA CIDADE ONDE NASCI E VIVO, É ALGO DE QUE MUITO ME ORGULHO❞
➔Filipe Fernandes,
agente da Polícia em Yonkers, NY
Com cerca de 200 mil habitantes, Yonkers, berço de uma das mais significativas comunidades portuguesas do ‘Estado Império’, é igualmente o maior centro urbano no condado de Westchester. Localizada a norte da cidade de Nova Iorque, está a apenas meia hora de trajecto da Capital do Mundo.
O agente é filho dos imigrantes Isabel e António Fernandes, naturais de Ribamar, Lourinhã (Distrito de Lisboa), e cresceu em Yonkers a ouvir falar português em casa. “Íamos de férias a Portugal quase todos os anos, o que me proporcionou também uma ligação forte às minhas raízes”, nota.
Depois de ter feito o liceu em White Plains, no Archbishop Stepinac High School, andou um semestre na universidade e decidiu depois entrar no mercado de trabalho.
❝ÍAMOS DE FÉRIAS A PORTUGAL QUASE TODOS OS ANOS, O QUE ME PROPORCIONOU TAMBÉM UMA LIGAÇÃO FORTE ÀS MINHAS RAÍZES❞
➔Filipe Fernandes,
agente da Polícia em Yonkers, NY
“Quando soube que a Polícia de Yonkers estava a recrutar pessoal, resolvi fazer o teste e passei”, conta.
Em Junho do ano passado, começou a patrulhar as ruas da cidade; até ao início da pandemia da COVID-19, fazia os turnos da noite. Agora passou para os diurnos.
Sendo Yonkers a maior cidade do condado, é nela que está concentrado o mais elevado número de casos de coronavírus em Westchester – o que levou a Polícia de Yonkers a tomar as devidas precauções para protecção dos seus agentes.
❝QUANDO ESCOLHEMOS ESTA PROFISSÃO, SABEMOS QUE É PARA PROTEGER O PÚBLICO E QUE, PARA TAL, PODEMOS ATÉ TER DE PAGAR COM O MÁXIMO DE SACRIFÍCIO, COM A PRÓPRIA VIDA❞
➔Filipe Fernandes,
agente da Polícia em Yonkers, NY
O agente trabalha agora de luvas e máscara de protecção facial N95. E diz: “Mesmo com estas precauções todas, estamos sempre, de uma forma ou de outra, expostos ao perigo, no contacto com as pessoas; No entanto, quando escolhemos esta profissão, sabemos que é para proteger o público e que, para tal, podemos até ter de pagar com o máximo de sacrifício, com a própria vida. Estamos preparados mentalmente para enfrentar os maiores desafios e perigos. Faz parte da nossa formação policial.”
Fernandes tem ainda a vantagem de dominar o português e o espanhol, uma mais-valia para a sua carreira. “Sou chamado várias vezes a servir de intérprete em situações policiais em que a barreira da língua acontece”, diz.
O agente, que tem um irmão e uma imã, reconhece que a escolha de carreira “preocupou os pais, a início. Hoje, têm muito orgulho de mim e do que faço em prol do bem geral.”