ESTUDO DINAMARQUÊS: Medicamentos para hipertensão reduzem riscos de gripes

Os medicamentos para diminuir a pressão arterial do tipo inibidores da Enzima de Conversão da Angiotensina (ECA) ou bloqueadores do receptor da angiotensina II reduzem a taxa de mortalidade por gripe e pneumonia. 

A conclusão é de um novo estudo já publicado no ‘Journal of the American Heart Association’ e que envolveu investigadores dinamarqueses.

No estudo, os investigadores compararam as taxas de mortalidade entre 500.000 pacientes dinamarqueses que foram internados em hospitais na Dinamarca com gripe e pneumonia durante o período de 2005 a 2018, e correlacionaram informações do Registo Nacional de Doentes em hospitais dinamarqueses com estatísticas do Registo Dinamarquês de Medicamentos.

“Um pouco mais de 100.000 dos pacientes internados tomaram inibidores da ACE ou bloqueadores do receptor da angiotensina II, e o estudo mostra que poucos foram colocados num ventilador e que as taxas de mortalidade foram mais baixas do que os pacientes hospitalizados que tomaram outro tipo de medicamento contra aumento pressão arterial”, referiu Christian Fynbo Christiansen, da Universidade de Aarhus e do Hospital Universitário de Aarhus, na Dinamarca.

Os resultados do estudo são considerados importantes por ocorrerem no momento em que se aproxima o período da gripe e a pandemia de covid-19 se mantém. 

Alguns médicos e investigadores apontaram que os inibidores da ACE possam, na verdade, ter o efeito completamente oposto – que aumentam o risco de morte por COVID-19 porque o vírus SARS-CoV-2 que provoca a covid-19 entra nos pulmões através dos mesmos receptores da ACE como os inibidores da ACE.