Portugal com a quinta maior percentagem de venda de carros eléctricos da Europa
No primeiro semestre de 2020, 11% dos carros vendidos em Portugal eram eléctricos, com os veículos híbridos e 100% eléctricos a ocuparem um espaço semelhante no mercado automóvel – cerca de 6% cada um no total de vendas.
Os dados fazem parte do relatório “Mission (almost) accomplished” da Federação Europeia de Transporte e Ambiente, divulgada pela associação ambientalista Zero.
À frente de Portugal, estão apenas estão os Países Baixos (13%), a Finlândia (15%), a Suécia (26%) e a Noruega, em primeiro lugar, com 68%, sendo o único país na Europa onde os eléctricos representam mais de metade do total de carros vendidos.
Para a Zero, a elevada representatividade dos carros eléctricos no mercado automóvel decorre, sobretudo, de um regime de tributação favorável e da boa rede de infraestruturas de carregamento, um factor em que, segundo a associação, tem prejudicado a compra destes veículos em Portugal.
A oferta limitada de postos de carregamento tem condicionado negativamente a compra de veículos totalmente eléctricos por parte dos condutores, sendo de momento um obstáculo importante ao aumento desejado de vendas destes automóveis”, refere a associação em comunicado.
O mesmo relatório da federação europeia olha ainda para o desempenho de dióxido de carbono (CO2) das vendas de automóveis de passageiros e também aqui Portugal ocupa uma posição de destaque.