4ª JORNADA DA LIGA: Benfica 100% vitorioso distancia-se no comando
O Benfica colocou-se, domingo, com mais cinco pontos do que o trio de segundos classificados, ao vencer convincentemente por 3-0 no reduto do Rio Ave, para a quarta vitória em quatro jogos na I Liga de futebol.
O ‘onze’ de Jorge Jesus passou a somar 12 pontos, para o melhor arranque desde 2002/03, aproveitando da melhor forma o empate (2-2) da véspera entre Sporting (menos um jogo) e FC Porto, duas formações que somam sete pontos, os mesmos do Santa Clara, derrotado por 1-0 em Paços de Ferreira.
Nos outros encontros do dia, destaque para ‘chuva’ de golos no Estádio Algarve, onde o Farense chegou ao intervalo a vencer por 2-0 e o Famalicão virou para 3-2 na segunda parte, para, nos descontos, os algarvios selarem o seu primeiro ponto na prova.
O argentino Brian Mansilla, que antes tinha atirado o 3-1 o ‘ferro’, redimiu-se aos 90+4 minutos, somando o primeiro ponto dos algarvios no campeonato desde o 3-2 ao Gil Vicente, no Estádio São Luís, em 5 de Maio de 2002.
A equipa algarvia chegou a 2-0 em dois cantos, concluídos em golo pelos centrais brasileiros Eduardo Mancha, aos quatro minutos, e César, aos 25, mas, na segunda parte, Rúben Lameiras, aos 65, de penálti, e 73, e Bruno Jordão, aos 81, deram a volta.
Já com o Famalicão reduzido a 10, o tento de Mansilla empatou o jogo, dando o primeiro ponto aos algarvios, que não abandonaram o último lugar, enquanto os forasteiros juntaram-se aos sétimos colocados, com cinco.
No Estádio Nacional, em Oeiras, o embate entre Belenenses SAD e Moreirense também terminou empatado, mas sem golos, num jogo em que foram os anfitriões que mais desperdiçaram.
Com a igualdade, os dois conjuntos mantiveram-se lado a lado na classificação, com os mesmos cinco pontos do Famalicão, e também do Gil Vicente (menos um jogo) e do Nacional.
Por seu lado, o Paços de Ferreira conseguiu o primeiro triunfo na prova, ao vencer por 2-1 na recepção ao Santa Clara, que se poderia ter isolado no segundo lugar, mas acabou por sofrer o primeiro desaire na prova.
O moldavo Oleg colocou os anfitriões na frente, aos 35 minutos, o brasileiro Thiago Santana ainda empatou, aos 69, com o seu quarto golo na prova, mas, aos 72, o seu compatriota Douglas Tanque deu o triunfo ao ‘onze’ do ausente Pepa.
© Luso-Americano/Agência Lusa