PORTUGAL-ANDORRA: Pedro Neto, o jogador que ‘nasceu com um dom’

Pedro Neto, primeiro jogador nascido nos anos 2000 a jogar na selecção portuguesa de futebol, “nasceu com um dom” que fazia, por vezes, lembrar Messi, considera Telmo Sousa, um dos seus primeiros treinadores, à agência Lusa.

Canhoto e de baixa estatura como o internacional argentino do FC Barcelona, Pedro Neto destacava-se dos demais desde tenra idade, jogando sempre no escalão acima, revela o agora director técnico regional da Associação de Futebol de Viana do Castelo.

Orgulhoso de ver o jogador do Wolverhampton chegar à principal selecção portuguesa, Telmo Sousa salientou, contudo, que “nenhum treinador fez qualquer tipo de milagre: ele é um talento nato, nasceu com aquele dom, como os grandes pianistas, por exemplo”.

“O Pedro destacou-se muito cedo pela sua técnica individual, comigo jogou sempre acima do seu escalão, apesar de ser baixinho. É um miúdo muito inteligente e tem ainda alguma coisa de jogador de rua, é muito rebelde, com uma capacidade de drible fantástica”, elenca Telmo Sousa.

O então técnico recorda à Lusa ter gravado “muitos vídeos dos jogos e era uma coisa incrível, era tipo Messi, pegava na bola, fintava toda a gente, passava a bola por cima do guarda-redes e marcava”, recorda.

Contudo, para o responsável técnico da associação vianense, “a qualidade por si só não chega e ele tem uma característica que também o diferencia, que é ser muito competitivo, não gostava de perder nem a feijões”.

Oriundo de uma família de desportistas – o pai e um tio foram hoquistas, é também sobrinho de Sérgio Lomba, antigo defesa central de Gil Vicente e Moreirense -, Pedro Neto, na sua infância/adolescência, praticava hóquei em patins e futebol em simultâneo e só quando a selecção de hóquei do seu escalão o convocou é que optou em definitivo pelo futebol, lembra o responsável associativo.