NOVAS REGRAS: Facebook cria regime de ‘liberdade condicional’
O Facebook tem planos para impor uma espécie de “liberdade condicional” aos grupos que violarem as regras de utilização da plataforma.
A ideia é mitigar a disseminação de informações falsas, segundo relata o ‘Washington Post’.
Desta forma, tanto os grupos públicos como os privados ficarão sob a alçada deste “castigo”, que será aplicado no caso de o Facebook detectar a publicação de muitos ‘posts’ problemáticos.
Uma vez neste regime sancionatório, os moderadores do grupo terão de aprovar manualmente todas as publicações durante 60 dias.
Importa sublinhar que não há forma de recorrer da decisão do Facebook.
Um porta-voz da empresa afirmou, em declarações ao ‘The Verge’, que esta é “uma medida que vai ser tomada para proteger as pessoas nestes tempos sem precedentes”.
Os administradores do grupo serão notificados de que o grupo se encontra sob algumas restrições e de que estas foram levantadas, quando isso acontecer.
Durante o período probatório, o Facebook vai analisar como é que os moderadores gerem as publicações.
Caso estes continuem a permitir a publicação de ‘posts’ que violem as regras da rede social, a empresa pode acabar por encerrar o grupo.
Recentemente, o Facebook fechou um grupo chamado ‘Stop the Steal’.
Com mais de 300 mil membros, este grupo organizou-se em torno da teoria de que as eleições presidenciais norte-americanas teriam sido manipuladas para dar a vitória ao candidato democrata, Joe Biden, depois de o ainda presidente, Donald Trump, ter lançado essa suspeita.
Uma vez que não existem provas que sustentem a tese, esta informação é considerada falsa.