Estabelecimento prisional do ICE continua em Kearny pelo menos mais 10 anos
O condado de Hudson e o grupo de “Freeholders” aprovou na passada terça-feira um novo acordo de 10 anos com o Departamento de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE) de modo a manter em funcionamento a prisão de Imigração no Centro Correcional do Condado de Hudson em Kearny, ignorando o pedido de mais de 100 residentes que pediram numa reunião que durou mais de 10 horas, que esse vínculo não fosse mantido.
6 Freeholders votaram a favor e 3 contra um novo contrato. Os freeholders Bill O’Dea, Joel Torres e Fanny Cedeno votaram contra o novo acordo. O presidente da Freeholder Anthony Vainieri, Kenny Kopacz, Caridad Rodriguez, Albert Cifelli, Jerry Walker e Anthony Romano votaram a favor.
A parceria com o ICE paga ao Condado de Hudson 120 dólares por dia por cada detido. Embora o acordo tenha gerado 22 milhões de dólares em receitas em 2019, o número de detidos na prisão caiu para 93, o que significa que o condado vai receber apenas 4 milhões do contrato no próximo ano, se a população detida permanece a esse nível.
Mas aqueles que se opõem ao contrato afirmam que o condado não deve lucrar com o encarceramento de imigrantes. A votação também foi um afastamento da promessa do condado em 2018 de rescindir o contrato até 2020.
Uma questão persistente tem a ver com o impacto a nível político desta votação no Condado de Hudson. Um oficial do condado que falou sob condição de anonimato disse que embora a votação deva ser considerada uma vitória para o Executivo do Condado, Tom DeGise, também demonstra a vontade das forças progressistas no Condado de Hudson.
Os activistas disseram que os representantes políticos voltaram com a sua palavra atrás e rejeitaram a vontade das comunidades de Nova York e Nova Jersey. Líderes religiosos dos dois estados também condenaram a votação.
“Ao renovar o contrato, o Condado de Hudson está a convidar o ICE a fazer mais prisões para preencher lugares vazios durante uma pandemia global”, disse Tania Mattos, líder do Movimento Freedom for Immigrants, membro da Abolish ICE NJ-NY Coalition .
“Essa votação só nos motiva a trabalhar mais. As nossas comunidades não vão parar de lutar por um mundo que dê preferência à dignidade em vez de detenções”, referiu.