MAYOR ALBERTO SANTOS EM EXCLUSIVO AO LUSO-AMERICANO:
“Prisão do ICE em Kearny é necessária, pois indocumentados que cometeram crimes devem ser encarcerados até serem deportados”
Kearny e o condado de Hudson vão continuar a ser a casa de um estabelecimento prisional com a sigla do ICE – departamento de imigração e fronteiras dos Estados Unidos.
O novo acordo válido por 10 anos foi aprovado na passada semana, depois de uma longa reunião de 10 horas, onde os representantes do condado foram chamados a votação, depois de longos depoimentos de residentes e activistas a favor e contra o projecto.
No final, e com seis votos a favor e 3 contra, a prisão vai-se manter em Kearny, pelo menos durante mais 10 anos.
O LUSO AMERICANO falou com o mayor da cidade que nos explicou, o porquê de estar de acordo com a renovação desse contrato, “a grande maioria dos detidos nesta prisão cometeram crimes gravíssimos e por isso estão detidos a aguardar a sua deportação. Devido à severidade desses crimes, devem estar encarcerados até que possam ser transladados ao seu país de origem, nessa linha de pensamento concordo que temos que ter prisões desta natureza, de modo a que essas pessoas, devido à gravidade dos seus crimes estejam detidos até serem deportados”.
Alberto Santos referiu que “sou muito sensibilizado, pelas questões de imigração e acredito que pessoas indocumentadas que foram presas em “raids”, mas que não têm um historial criminal, simplesmente estavam no lugar errado, no momento errado, não devem estar aí detidas. Esta prisão esteve mais envolta em polémica devido a raids realizados na área, chegou a ter mais de 400 detidos, mas essa realidade é diferente agora, e acredito sinceramente que situações como as observadas nos últimos quatro anos não se vão repetir”, referindo-se a intervenções do governo de Donald Trump nessa área.
E esse, para Santos continua ser o grande entrave, “este novo governo espero que tenha uma açcão mais acertada e menos mediática em questões de imigração, mas daqui a 4 anos temos mais eleições e este acordo é vigente por 10 anos, e durante esse tempo podem acontecer muitas alterações a começar por uma mudança de liderança, o que tornaria as coisas mais difíceis”.
A parceria com o ICE paga ao Condado de Hudson 120 dólares por dia por cada detido. Embora o acordo tenha gerado 22 milhões de dólares em receitas em 2019, o número de detidos na prisão caiu para 93, o que significa menos dinheiro.