CELEBRAÇÕES SEM A TRADICIONAL FESTA, MAS COM MUITO FERVOR RELIGIOSO -Paróquia Nossa Senhora de Fátima celebrou 62º aniversário

No passado domingo celebrou-se na Igreja Nossa Senhora de Fátima em Newark o 62º aniversário da Paróquia.

Devido à pandemia, as celebrações do importante aniversário resumiram-se à celebração da Santa Missa, que foi um momento bastante emotivo. Devido às restrições impostas pelo estado de New Jersey, a Igreja simplesmente apresentava a capacidade permitida pelas novas regulamentações, mas a mesma foi transmitida pela televisão portuguesa.

O padre António Ferreira, presidiu à homilia e referiu a importância de olhar para o passado e enaltecer o trabalho desenvolvido por todos aqueles que estiveram na origem da paróquia, sem esquecer a importância de lançar as bases para um futuro, lembrando a importância da presença dos jovens na vida paroquial. Referindo ainda que “não se pode fazer planos, mas queremos uma igreja dinâmica de modo a que a igreja possa continuar a fazer o seu papel”.

A paróquia Nossa Senhora de Fátima foi fundada em 1958 por um grupo de portugueses residentes em Newark tendo por primeiro pároco o saudoso padre Capote. Ao longo das seis décadas de existência, a paróquia serviu como uma segunda casa para todas as famílias portuguesas. Presentemente somente cerca de 20 por cento dos seus paroquianos são residentes em Newark, mas o espírito de família e o papel fundamental da Igreja faz com muitos mesmo residindo noutras áreas continuem a convergir e a fazer parte desta organização, verdadeiro estandarte da excelência que caracteriza a comunidade Portuguesa unida na fé e nos valores únicos da Igreja Católica, assente em valores essenciais como a amizade e o respeito, que uma vez mais foram a tónica dominante durante o bonito evento.

A pandemia teima em alterar o rumo das nossas vidas e até uma celebração tão importante como o aniversário da Igreja, não se pode realizar, mas como referiu o Padre António Ferreira, essa situação deve dar-nos ainda mais força para continuar a colaborar com a Igreja e preparar um futuro, onde decerto múltiplas celebrações e festas poderão ser realizadas, desde que a fé continue a perdurar nos corações de todos os paroquianos.