Dois cafés históricos do Porto fecham portas
O histórico café da Baixa do Porto está de portas fechadas, por falta de clientela, devido à pandemia da Covid-19. Outra das vítimas da actual crise, foi o emblemático café Guarany, também do grupo Barrias, que deixou de operar. Há um ano, o Majestic estava “completamente cheio”, “com filas à porta”.
Proprietário do Majestic desde 1983 e do Guarany desde 1982, o grupo Barrias garante que no passado só fecharam para restauro.“ Na nossa documentação constatámos que em plena II Guerra Mundial, pagando taxa de guerra às Finanças, (o Majestic e o Guarany) estiveram sempre de portas abertas”, indica o sócio gerente. Oficialmente inaugurado a 1 de Dezembro de 1922, segundo dados mais recentes recolhidos pelo gerente, o Majestic esteve fechado entre Outubro de 1992 e Julho de 1994 para ser restaurado; e o Guarany, que abriu em 1933, fechou apenas entre Outubro de 2001 e Dezembro de 2003 pelo mesmo motivo. “Nunca tivemos necessidade de fechar…” Houve mais uma outra ocasião em que fecharam para limpezas o Majestic durante 15 dias, em Fevereiro de 2015.
Quanto à reabertura, o responsável diz que “vai depender muito das circunstâncias”, mostrando-se optimista: “Temos que acreditar e ter força, vamos ultrapassar esta situação e dar tempo ao tempo. Isto vai passar”, segundo declarou ao jornal Público.