New Jersey contra o uso de telemóveis mesmo com veículo parado
A lei de New Jersey contra o uso de telefones portáteis ao volante permite- lhe enviar mensagens de texto e falar ao telefone na sua mão enquanto está sentado no trânsito ou num semáforo vermelho.
Mas essa permissão sairia pela janela do lado do condutor, se a legislação avançada por uma comissão do Senado alguma vez se tornasse lei.
A medida patrocinada pelo senador Richard Codey, D-Essex, “torna uma violação para os motoristas falarem ou enviarem sms em dispositivos portáteis” enquanto o veículo está “temporariamente parado por causa do trânsito, de um semáforo, de um sinal de stop, ou de outra forma”.
De acordo com a lei, os infractores estariam sujeitos às mesmas sanções actualmente aplicadas aos motoristas que usam um telemóvel portátil enquanto conduzem activamente — multas que variam entre os 200 e os 400 dólares por uma primeira infracção e de 400 a 600 dólares por uma segunda infracção. Aqueles que forem considerados em violação pelo menos uma terceira vez podem perder a licença por três meses e pagar uma multa de até 800 dólares.
Mike Kellenyi, residente no condado de Gloucester, cuja filha Nikki foi morta em 2012 enquanto estava no banco de trás de um carro conduzido por um condutor distraído, disse que “é terrível” que a lei estadual actual permita o uso de dispositivos portáteis num sinal de stop ou sinal vermelho.
A maioria das pessoas, sugeriu, desligar o telefone quando o semáforo acaba por ficar verde ou é a sua vez de seguir em frente.
“Se eles acabarem com isso (lei), salvarão milhares de vidas nos próximos dois anos, e as pessoas não terão de viver o nosso pesadelo”, disse Kellenyi a New Jersey 101.5.
A Nikki foi esmagada por uma carrinha quando a amiga passou por um sinal de stop enquanto usava o telemóvel. Uma fundação iniciada por Kellenyi em nome da Nikki visa evitar a condução distraída através da educação e da consciência do público.
O chefe da polícia de Sayreville, John Zebrowski, 1º vice-presidente da Associação de Chefes de Polícia do Estado de New Jersey, disse que apesar de New Jersey ter algumas das leis mais rigorosas nesta área, o estado também permite um “padrão descontraído” para os motoristas que estão temporariamente parados.
“As distrações podem ser apenas momentâneas, mas as consequências podem mudar a vida”, disse Zebrowski. “A alteração proposta das leis vigentes é uma medida adequada para garantir que as nossas comunidades de automobilismo e peões são mais seguras.”
A lei do Codey não eliminaria a oportunidade de um condutor encostar na berma da estrada com segurança para usar um telefone portátil.