PANDEMIA LEVA EMPRESÁRIO PORTUGUÊS DE NEW JERSEY A EXPANDIR HORIZONTES ONLINE
Por HENRIQUE MANO | Jornal LUSO-AMERICANO
Três meses antes do início da pandemia do novo coronavírus, João Costa transferira de Newark para Kenilworth as instalações da sua empresa, que actua em variadas vertentes da decoração de interiores – acabando por ter de suspender a ‘Window25’ de Março a Julho de 2020, “reduzindo as nossas operações até 95%” – revela Costa, em entrevista ao jornal LUSO-AMERICANO.
“É sempre um abalo para qualquer negócio”, adianta o empresário de 52 anos. “Já tive oportunidade de comparar os números de 2019 com os do ano passado e a quebra no volume de negócios ronda os 40%. Para além de termos estado parados, a recuperação está a ser lenta e o crescimento gradual”.
➝“INSTINTO DE SOBREVIVÊNCIA”
Para fazer frente à situação de COVID, João Costa accionou aquilo que designa de “instinto de sobrevivência”, resolvendo fortalecer a sua presença online e juntando ao portal da empresa que já mantinha uma segunda vertente virtual – a João Upholstery Designs. “Com a linha de produção da minha empresa interrompida, sem poder fabricar nada ou instalar, tive de me virar para o online”, nota. “Fiz um estudo de mercado e procurei identificar as áreas onde pudesse ir buscar clientes a um nicho de mercado”.
Através do portal, Costa vende para todo o país peças de mobiliário, sofás, cadeiras, componentes de iluminação e outros – conseguindo assim levar a bom porto a sua empresa, sem fazer despedimentos e podendo ainda ampliar a equipa de trabalho em 2021.
➝DE LEIRIA PARA A AMÉRICA
João Costa nasceu na cidade de Leiria e emigrou aos 28 anos para os EUA; depois de ter tido uma pequena empresa com a ex-mulher, com quem já trabalhava neste ramo em Portugal, em 2002 desfez a sociedade e tornou-se dono absoluto do negócio, a que anos depois dá o nome de ‘Window25’.
Hoje gere as duas vertentes da empresa: numa, faz obras de subempreitada para gigantes do sector como ‘Home Depot’ e ‘Ethan Allen’, “numa média de quatro mil intervenções por ano”, de Manhattan a Jersey City. Noutra, dedica-se na sua fábrica ao fabrico de cortinados, peças de mobiliário avulso e outras componentes para arquitectos e decoradores de interiores (diz ter, entre os clientes, actores, figuras da TV e do desporto e unidades de hotelaria como ‘W’ e o emblemático ‘Gershwin’, em Nova Iorque).
A ‘Window25’ tem actuação, para além do eixo NY-NJ-CT, na Flórida, Delaware, Virgínia, Washington, DC, Califórnia e Bahamas, gerando directa e indirectamente cerca de 30 postos de trabalho.