Dia de Reis celebrado na Igreja Nossa Senhora de Fátima em Newark
A tradição do dia de Reis foi mantida na paróquia de Nossa Senhora de Fátima na cidade de Newark.
Membros da paróquia personificaram a visita dos Reis Magos a Maria, José e Jesus, num bonito momento que foi vivido pelos presentes na Missa dominical e também por aqueles que seguiram a mesma através da televisão.
O padre Joseph Simão presidiu às celebrações e lembrou o simbolismo desta tradição que se reveste de especial importância nos tempos que correm devido à pandemia e a necessidade de boa nova.
O Dia de Reis, segundo a tradição cristã, seria aquele em que Jesus Cristo recém-nascido recebera a visita de “alguns magos do oriente” (Mateus 2:1) que, segundo a hagiologia, foram três Reis Magos, e que ocorreu no dia 6 de Janeiro. A noite do dia 5 de Janeiro e madrugada do dia 6 é conhecida como “Noite de Reis”.
A data marca, para os católicos, o dia para a veneração aos Reis Magos, que a tradição surgida no século VIII converteu nos santos Melchior, Gaspar e Baltazar. Nesta data, ainda, encerram-se para os católicos os festejos natalícios – sendo o dia em que são desarmados os presépios e por conseguinte são retirados todos os enfeites natalícios.
Em Portugal e na Galiza, o bolo-rei ou bolo de Reis possui grande tradição e é confeccionado com um brinde e uma fava. A pessoa que encontra a fava deve trazer o bolo de Reis no ano seguinte. Por todo o país, as pessoas costumam “cantar as janeiras” ou “cantar os reis”.