Neve pintou de branco toda a cidade de Newark
Uma forte tempestade de neve assolou a cidade de Newark e cidades vizinhas na manhã de segunda-feira e estendeu-se durante todo o dia e noite de segunda-feira e durante a manhã de terça-feira. O governador de New Jersey declarou o estado de emergência e a maioria dos transportes públicos foi fortemente afectado, bem como a maioria dos serviços.
No condado de Essex registaram-se acumulações de praticamente dois pés e Newark e o Ironbound registou acumulações de até 24 polegadas. A queda de temperatura dificultou a vida aos residentes, já que a presença do chamado “Black Ice” foi um grande perigo para aqueles que tiveram que se deslocar.
O pior foi mesmo o chamado “After-mate” na terça-feira. A queda de temperaturas e a forte presença de neve tornou praticamente impossível a remoção de neve das ruas. Os residentes ao principio até gostaram da ideia, mas depois as longas horas de limpeza levaram mesmo alguns ao desespero. No momento em que encerrámos esta edição, era ainda praticamente impossível para muitos residentes mudarem os seus carros das ruas atulhadas de neve , um pouco por todo o Ironbound
O manto branco que pintou a cidade foi outro espectáculo, que só ficou assombrado pela necessidade que os residentes tiveram de a limpar. Missão que se tornou ainda mais difícil depois da passagem dos camiões de sal, e das pás que abriram caminho, mas também ajudaram a enterrar ainda mais alguns carros. Na área específica do Ironbound a limpeza das ruas principais decorreu bem, mas muitas das chamadas ruas transversais não foram limpas de modo eficaz, e depois com os residentes a atirarem neve para a rua, a situação tornou-se ainda mais complicada, para desespero de alguns que tiveram que trabalhar.
Neve marcou o ritmo do estado jardim.
A neve marcou mesmo o ritmo de todo o estado jardim. Tivemos oportunidade de visitar o condado de Hudson, de Bergen e de Middlessex e as acumulações de neve convidaram residentes a ficar em casa.
Com o decretar do estado de emergência, somente trabalhadores considerados essenciais poderiam circular, mas a verdade é que muitos não seguiram essas directrizes e foram contabilizados centenas de acidentes em todo o estado. A situação agravou-se ainda mais durante a tarde de segunda-feira e madrugada de terça-feira, onde muitos desses acidentes atrapalharam o trabalho das equipas de limpeza e alguns problemas de trânsito, mas no geral não foram observados problemas de maior.