NEWARK, NJ | Sport Club Português quer preparar um clube para o futuro
O Sport Club Português realizou na passada quinta-feira a sua primeira reunião com uma comissão consultiva, destinada a discutir o futuro do Sport Club Português a médio e a longo prazo, consultando alguns elementos da comunidade de quem pretende obter ideias que possam ser aplicadas a pensar no futuro do clube mais icónico da cidade de Newark.
“Queremos saber o que pensam alguns dos mais influentes personagens da nossa comunidade sobre o futuro numa altura em que nos preparamos para celebrar o centésimo aniversário deste clube,” disse Luis Nogueira que afirmou algo importante. “Como vai ser o clube nos próximos 20, 50, 100 anos? O que é preciso fazer para envolver as diferentes gerações nos propósitos sócio-culturais do Sport Club Português?
Para estas perguntas ninguém tem uma certeza absoluta, mas a preparação, a discussão, a reflexão, começam agora a fazer sentido.
Com menos emigração, o clube não serve os mesmos propósitos dos anos 30, 40 e 50. Mas, segundo Nogueira, “contamos com todas as gerações, avós, pais e filhos que possam traçar o caminho do futuro e continuar a elevar o espírito que sempre esteve na base desta associação.”
O Sport Club Português já teve no pas- sado mil alunos, estando actualmente reduzido a pouco mais de 300. Dinamizar o ensino, contando com os nossos irmãos brasileiros e dos PALOP, é seguir a direcção certa. O vertente cultural tem sido outra área de grande envolvimento e voluntarismo.
“O fundamental é recuperar as bases do clube tal como nos nos 30 e 40 e esta é sem dúvida a melhor altura quando o clube celebra um século de existência. É por isso que queremos discutir e refletir como vamos actuar nas próximas décadas,” disse Nogueira.