ALERTA: Identificadas novas variantes de covid-19 nos Estados Unidos

Cientistas do Centro Médico e da Faculdade de Medicina Wexner, da Universidade do Estado de Ohio, nos EUA, descobriram uma nova variante do coronavírus SARS-Cov-2, que causa a covid-19. 

A nova variante possui uma mutação idêntica à da estirpe identificada no Reino Unido, mas os cientistas consideram que esta nova mutação surgiu, provavelmente, numa estirpe já presente nos Estados Unidos.

Os investigadores relatam, em artigo publicado na ‘BioRxiv’, a existência de outra estirpe nos EUA em evolução, que adquiriu três outras mutações genéticas que não tinham sido anteriormente vistas no SARS-CoV2.

Os cientistas têm sequenciado o genoma do coronavírus SARS-Cov-2 colhidos de pacientes com covid-19, desde Março de 2020, com o objectivo de monitorar a evolução do coronavírus. 

A nova variante foi descoberta num paciente de Ohio, mas os investigadores ainda não sabem a prevalência da nova estirpe na população.

Mas a estirpe que está em evolução com as três novas mutações tornou-se já no coronavírus dominante em Columbus num período de três semanas, no final de Dezembro de 2020 e no início de Janeiro de 2021.

“Esta nova estirpe Columbus tem a mesma estrutura genética de outros casos estudados anteriormente, mas as três mutações representam uma evolução significativa”, referiu o líder do estudo, Dan Jones, vice-presidente da divisão de patologia molecular. 

“Sabemos que essa mudança não veio dos ramos do coronavírus no Reino Unido ou na África do Sul”, acrescentou.

Como a estirpe do Reino Unido, as mutações detectadas em ambos os coronavírus afectam a proteína “spike” do SARS-Cov-2. 

A proteína “spike” permite que o vírus se fixe e entre nas células humanas. 

Também como a estirpe do Reino Unido, as mutações na estirpe Columbus vão tornar provavelmente o coronavírus mais infeccioso, aumentando a transmissão de pessoa para pessoa.

“A grande questão é se essas mutações tornarão as vacinas e as abordagens terapêuticas actuais menos eficazes”, disse.