Novo Director interino de Segurança Pública apresentado na cidade de Newark

Ras J. Baraka, mayor da cidade de Newark anunciou esta semana várias mudanças na liderança do Departamento de Segurança Pública, devido primeiro ao anúncio de reforma do actual director Anthony Ambrose e ao mesmo tempo  para continuar a desenvolver as estratégias bem-sucedidas de redução do crime da cidade.

Brian O’Hara, que mais recentemente desempenhou o cargo de Subchefe de Polícia, foi nomeado Director Interino de Segurança Pública; O reverendo Ronald L. Slaughter foi nomeado vice-director de relações comunitárias, um cargo civil recém-criado na Divisão de Polícia de Newark; e a capitã em exercício Sharonda Morris, que actualmente supervisiona o Departamento de Padrões Profissionais da Divisão de Polícia de Newark, foi nomeada Subdirectora de Operações da Polícia.

“Quero agradecer ao Director de Segurança Pública Anthony Ambrose pela sua liderança destacada durante os seus mais de 30 anos de serviço em Newark e no condado de Essex”, referiu Baraka. “Dou as boas-vindas à nossa nova equipa de liderança e sei que promovemos e estamos a contratar os melhores profissionais para continuar o excelente trabalho que estamos a realizar aqui em termos de construção de estratégias bem-sucedidas de redução do crime na cidade. ”

Na sua nova função, o Director Interino de Segurança Pública O’Hara, um veterano de 20 anos que começou  a sua carreira em 2001, supervisionará as Divisões de Polícia e Bombeiros, bem como o departamento de Coordenação de Emergências. Antes de servir como subchefe, ele ocupou vários cargos, incluindo capitão da Divisão de Decreto e Planeamento de Consentimento, Tenente e Sargento. O novo Director interino de Segurança Pública obteve um mestrado em Ciências em Justiça Criminal pela Rutgers University, estudou na Harvard Kennedy School e concluiu o seu treino policial na Academia Nacional do FBI.

Como Director Adjunto, o Reverendo Slaughter terá como supervisor o Director de Segurança Pública e será responsável pelas Relações Comunitárias. O seu foco principal será melhorar e fomentar as relações comunitárias entre a Divisão de Polícia e os residentes de Newark. O Director Adjunto também supervisionará o Comité de Revisão de Queixas Civis; ajudará na implementação contínua do decreto de Consentimento; ajudará na melhoria contínua do policiamento comunitário, ajudando a implementar políticas e protocolos baseados na comunidade, incluindo o chamado  “stop and risk”, uso da força e policiamento livre de preconceitos; ajudará na implementação de iniciativas para efectuar um melhor envolvimento e transparência da comunidade; e estabelecerá um comité comunitário composto por dois residentes de cada distrito para ajudar a melhorar o relacionamento com a comunidade.

Na sua nova função, a Subdirectora de Operações da Polícia, Sharonda Morris, ajudará o Director de Segurança Pública a supervisionar o Chefe de Polícia e as operações da Divisão de Polícia de Newark. Terá também a responsabilidade de administrar políticas e procedimentos; gerir e participar no desenvolvimento e implementação de metas, objectivos e prioridades da Divisão de Polícia; e supervisionar e coordenar uma variedade de funções operacionais e administrativas, incluindo prevenção ao crime, orçamento e desenvolvimento de políticas.

A cidade de Newark vive momentos deveras importantes. Anthony Ambrose foi um líder que conseguiu reunir apoios em múltiplas vertentes e o seu legado perdurará. Dono de forte personalidade, conseguiu com a sua liderança implementar medidas deveras importante para a credibilidade de um departamento muitas vezes acusado ou envolvido em questões de violência e outros assuntos que levaram a múltiplas investigações.

 Nos últimos tempos Ras Baraka tem pedido mais transparência e um envolvimento civil na obtenção de melhores resultados.