VANCOUVER WHITECAPS: Luso-canadiano pondera reforços de Portugal
O treinador luso-canadiano dos Vancouver Whitecaps, Marc dos Santos, reconheceu que o futebol português “é uma referência mundial na formação de jogadores” e pondera reforçar-se “naquele mercado”.
Os canadianos disputam a Major League Soccer, campeonato norte-americano de futebol, e pretendem esta época classificar-se para os ‘play-offs’, após em 2020 ficarem a apenas uma vitória desse objectivo.
“O que Portugal tem e todo o mundo sabe disso é a grande qualidade dos jogadores, principalmente de jovens, nem sei onde começar. Quando vejo as opções, até mesmo para a selecção nacional, com um André Silva (Eintracht Frankfurt) a marcar muitos golos na Alemanha, o João Félix (Atlético de Madrid), o Ronaldo (Juventus), o Pedro Neto (Wolverhampton), o Francisco Trincão (Barcelona), o Diogo Jota (Liverpool), até te esqueces, o Ber-nardo Silva (Manchester City) e o Bruno Fernandes (Manchester United)”, frisou o técnico de 43 anos.
Natural de Montreal (Quebeque), Marc dos Santos viveu em Aveiro dos nove aos 23 anos, passando por Moçambique, antes regressar ao Canadá.
Disse acompanhar o futebol português “com jogadores de muita qualidade” e ainda com “jovens que estão a evoluir”, dando como exemplo a actuação de Francisco Conceição na sua estreia pela equipa principal do FC Porto no passado fim de semana.
“Tive a hipótese de assistir (pela televisão) ao FC Porto-Boavista (2-2) e vi o filho do Sérgio Conceição, o Francisco, um jogador com um talento muito alto e, se continuar a progredir como jogador, tenho a certeza que pode ser uma surpresa muito grande para muitos”, afirmou.
Nesse sentido, as opções dos Vancouver Whitecaps passam pelo mercado em Portugal, reconhecendo que o “jogador português tem qualidade” e a equipa canadiana “tem um tecto salarial a cumprir”.