Edifício do antigo hospital de Saint James, na Jefferson St. vai ser uma escola secundária especializada a partir de Setembro de 2022
O antigo St. James Hospital na Jefferson Street no Ironbound em Newark vai passar a ser uma escola técnica de nível secundário especializada. O edifício que está praticamente vazio desde 2008, deverá ser inaugurado em Setembro de 2022.
O distrito escolar de Newark propôs que o edifício se converta numa escola secundária especializada onde serão oferecidos cursos de arquitetura, design auxiliado por computador e tecnologia de construção, além de oferecer concentrações nos ramos tradicionais, como cursos técnicos e comerciais. Os alunos poderão fazer estágios devido a parceiras com empresas locais.
O contrato de aluguer foi assinado na passada quinta-feira e a nova escola passará a designar-se School of Architecture and Interior Design (Escola de Arquitetura e Design de Interiores). O custo do aluguer do prédio será estimado entre 3 e 5 milhões de dólares por ano e o contrato prevê a possibilidade de ocupação até 20 anos. Depois desse período o distrito escolar poderá renovar o contrato de arrendamento ou comprar o edifício, de acordo com Jason Ballard, administrador assistente do distrito escolar. A inauguração está prevista para Setembro de 2022.
“Temos uma oportunidade incrível de dar oportunidades aos alunos de Newark e reconstruir todo o nosso sistema em todas as vertentes”, referiu Roger León, superintendente das escolas de Newark.
As autoridades distritais disseram que o prédio pode ser adaptado com um custo menor, em vez de construir uma nova escola, que seria mais dispendioso.
O hospital de St. James foi um dos dois hospitais de Newark que fecharam nas últimas duas décadas. O outro, foi o Columbus Hospital no bairro norte. Ambos aos dois hospitais tal qual como o Hospital St. Michaels ainda em actividade eram propriedade da Cathedral Health Systems, que é afiliada à Arquidiocese de Newark. Os planos para manter algum tipo de operação relacionada à assistência médica em St. James caíram ao longo dos anos e o hospital permaneceu praticamente vazio.
A nova escola vai também aliviar a única escola secundária no Ironbound, o Liceu East Side que neste momento tem mais de 2,000 alunos e se encontra superlotado
Autoridades distritais disseram que as projecções de matrículas para a escola quando ela for inaugurada em 2022 terão como objectivo 240 alunos com dois grupos de 120 alunos e 16 professores. O número de matrículas aumentará nos anos seguintes com projecções de 960 alunos e mais de 60 professores em 2025.
Este ano vão ser inauguradas em Newark duas novas escolas, a Escola Primária Sir Isaac Newton e a Escola de Estudos Globais de Newark, que fazem parte de um projecto de reajustamento e direcção do distrito escolar para novas vertentes que procura estabelecer um sistema de escolas primárias com foco em disciplinas específicas.