22ª JORNADA DA LIGA: Sporting procura alargar vantagem no topo
O líder Sporting procura hoje, sexta-feira, destacar-se ainda mais sobre a concorrência na ‘corrida’ ao título de campeão de futebol, na recepção ao Santa Clara, numa 22.ª jornada que encerra com um ‘escaldante’ dérbi minhoto.
Líderes invictos e com uma margem que parece oferecer conforto face aos mais directos perseguidores, os ‘leões’ vêm de um ‘nulo’ (0-0) no ‘clássico’ com o FC Porto, que serviu para manter a vantagem de 10 pontos sobre os ‘dragões’, entretanto ultrapassados pelo Sporting de Braga, que reduziu para nove a diferença para os ‘verdes e brancos’.
A formação comandada por Rúben Amorim, que soma 55 pontos, recebe o sétimo colocado, Santa Clara (28), e, caso alcance o 18.º triunfo na prova, ficará, provisoriamente, a 12 dos bracarenses (46), a 13 dos ‘dragões’ (45) e a 16 do Benfica (42), que é quarto.
Depois de ter perdido o segundo lugar para o Sporting de Braga, o FC Porto tem a possibilidade de o recuperar, ainda que à condição, no sábado, no campo do Gil Vicente (15.º), onde em Janeiro assegurou a qualificação para as meias-finais da Taça de Portugal (2-0).
Os portistas não perdem no campeonato desde a sexta jornada, porém ‘quebraram’ nos últimos cinco jogos na competição, somando apenas um triunfo e cedendo quatro empates, que contribuíram para um ‘fosso’ ainda maior para o Sporting.
O Benfica, que regressou às vitórias na ronda transacta, diante do Rio Ave, entra em campo na segunda-feira, com uma visita ao Estádio Nacional, onde vai ‘encarar’ o Belenenses SAD.
Sem vencer qualquer jogo fora de casa para a I Liga neste ano civil, ou seja, nos último cinco longe da Luz, a formação liderada por Jorge Jesus enfrentará um adversário que não perdeu nenhum dos últimos quatro encontros no seu campo (duas vitórias e dois empates), tendo, inclusive, ‘tirado’ pontos ao candidato FC Porto.
A ‘cortina’ da 22.ª jornada fecha-se na terça-feira, com um duelo entre rivais minhotos, Sporting de Braga e Vitória de Guimarães.