23ª JORNADA DA LIGA: Sporting em Tondela com rivais à espera de ‘tropeção’
O líder Sporting visita o Tondela, no sábado, num encontro em que pode dar mais um passo a caminho da conquista da I Liga de futebol, com Sporting de Braga, FC Porto e Benfica à espera de um ‘tropeção’.
Na 23.ª jornada, além da deslocação dos ‘leões’ ao terreno do actual 10.ª classificado, o Sporting de Braga, segundo posicionado, joga na casa do Famalicão, e o FC Porto, terceiro, recebe o Paços de Ferreira, quinto classificado e equipa sensação do campeonato.
Destaque ainda para o Benfica, quarto posicionado, que recebe o Boavista, no regresso do técnico Jesualdo Ferreira ao Estádio da Luz, em Lisboa.
Em Tondela, o Sporting procura manter pelo menos os nove pontos de vantagem sobre o Sporting de Braga e também continuar imbatível na actual edição da prova, num encontro em que já deverá contar com o lateral Pedro Porro, que falhou a última jornada devido a lesão, enquanto o avançado Paulinho ainda continua indisponível, também por questões físicas.
Nas duas últimas temporadas, o Sporting saiu derrotado de Tondela, em 2019/20 por 1-0 e em 2018/19 por 2-1.
Este será o primeiro jogo da equipa de Rúben Amorim desde que o técnico, e também o emblema lisboeta, foram acusados de fraude pela Co-missão de Instrutores da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFPF) devido a alegadas irregularidades na inscrição do treinador.
Também no sábado, antes do jogo dos ‘leões’, o Benfica, que está a 13 pontos da liderança, vai tentar alcançar a terceira vitória consecutiva na I Liga na recepção ao Boavista, 14.º, que vem de um motivador triunfo sobre o Famalicão (3-0), o mesmo resultado alcançado pelos ‘axadrezados’ na primeira volta diante dos ‘encarnados’, naquele que foi o primeiro desaire do conjunto orientado por Jorge Jesus na prova.
O jogo marca ainda o regresso de Jesualdo Ferreira à Luz, num clube em que passou vários anos com adjunto e que chegou a treinar em 2001/02 e 2002/03.
No domingo, é a vez de o campeão FC Porto, a 10 pontos do primeiro lugar, entrar em campo na recepção ao Paços de Ferreira, dias depois de ter ‘sobrevivido’ em Turim frente à Juventus e carimbado a passagem aos quartos de final da Liga dos Campeões.
Depois de um jogo muito intenso e que só ficou decidido no prolongamento, é esperado que o técnico Sérgio Conceição faça algumas alterações no ‘onze’ inicial, na tentativa de pôr fim a uma série de dois jogos seguidos sem vencer no Dragão.
Os campeões nacionais vão ter pela frente um dos responsáveis pelas duas derrotas que somam no campeonato, depois do Paços de Ferreira ter vencido na primeira volta, na Mata Real, por 3-2.
Depois de ter alcançado uma série de seis vitórias seguidas, a equipa de Pepa passa por uma fase algo irregular, com dois triunfos e duas derrotas nos últimos quatro jogos.
Na segunda-feira, o Sporting de Braga, que aparece agora com principal perseguidor do Sporting, fecha a ronda no Minho, no campo do instável Famalicão, 17.º e penúltimo classificado, que vai estrear o técnico Ivo Vieira, o terceiro treinador esta temporada, depois da saída de Silas durante a semana.