“Aldeia” para os sem-abrigo é já uma realidade em Newark
A cidade de Newark apresentou o projecto NEWARK Hope Village que prevê a construção de uma aldeia onde os sem-abrigo possam viver ou pernoitar. Este projecto resultou de uma parceria entre a cidade de Newark, a Homes 4 the Homeless; e a United Community Corporation. O programa inovador de 90 dias vai usar contentores que serão convertidos em residências e que estará localizado no 79 Newark Street em Newark.
A instalação de sete contentores vai abrigar 24 sem-abrigo que presentemente pernoitam na área da Penn Station, e incluirão 20 quartos estilos dormitório e duas estruturas de utilidades com chuveiros privativos e uma estrutura multiuso. Os quartos têm móveis simples, incluindo aquecedor, beliche com armazenamento extra e uma pequena cômoda. O financiamento advém da Lei CARES, pela Divisão de Acção Comunitária do Condado de Essex por meio do Código Blue Grant do Estado de Nova Jersey e pela cidade de Newark.
“Muitos de nossos sem-abrigo ficaram traumatizados com o sistema que foi criado para atendê-los”, referiu o mayor Baraka. “A habitação é a chave, mas devemos primeiro restabelecer a confiança com aqueles que enfrentaram e enfrentam uma realidade difícil. A NEWARK Hope Village proporcionará um ambiente acolhedor, onde os mais vulneráveis terão a oportunidade de se envolver novamente nos serviços num abrigo seguro e terapêutico. Vou continuar a trabalhar em estratégias pioneiras para minimizar a problemática dos sem-abrigo na nossa cidade em parceria com parceiros públicos, privados e sem fins lucrativos.
A NEWARK Hope Village vai ser um ponto de transição para a possibilidade desses moradores virem a terem uma habitação permanente e está projectado para prestar todo o apoio social e de reintegração.
Esta “aldeia” de contentores é a primeira de seu tipo, na cidade de Newark, e um dos poucos projectos de caridade que tratam dos desabrigados nos Estados Unidos a atender aos códigos de construção do International Code Council (ICC) para habitação humana segura.
Várias agências foram vitais para este projecto piloto nomeadamente a United Community Corporation, Bridges Outreach, Inc., a Associação de Saúde Mental de Essex Morris, o Centro de Excelência de Tratamento Assistido por Medicação (COE) do Norte de NJ, Integrity House, e a Essex County Divisão de Acção Comunitária e Assistência Contínua do Condado de Essex, de modo a encontrar solução para uma problemática cada vez mais evidente.