FUTEBOL FEMININO: ‘Teremos de ser Portugal e estar ao mais alto nível’

O seleccionador Francisco Neto sublinhou ontem a necessidade de Portugal “estar ao mais alto nível” na recepção à Rússia, no jogo da primeira mão do ‘play-off’ de acesso ao Europeu de futebol fe-minino.

A centrocampista Va-nessa Marques e as avançadas Jéssica Silva e Diana Silva, presentes na convocatória inicial, não puderam viajar devido a restrições de voos provocadas pela pandemia de covid-19, mas Francisco Neto, apesar de lamentar as ausências, realçou que é no grupo actual que se tem de focar.

“Temos trabalhado bem. Estamos focados no objectivo de tentar potenciar as jogadoras e que não percamos a nossa forma de estar e a organização que temos vindo a demonstrar. Independentemente das jogadoras que estiverem, teremos de ‘ser Portugal’ e estar ao mais alto nível amanhã [hoje]”, afirmou, em conferência de imprensa de antevisão à partida.

Pela frente estará a Rússia, uma selecção com um treinador novo desde Dezembro e que realizou um estágio competitivo em Fevereiro, sem direito a imagens, o que obrigou Francisco Neto a direccionar a preparação para o que Portugal pode apresentar no campo.

A fase final do Europeu de 2022 realiza-se em Inglaterra, de 6 a 31 de Julho, e, além da selecção anfitriã, já se qualificaram Países Baixos, Dinamarca, Noruega, Espanha, Finlândia, Suécia, França, Bélgica, Alemanha, Islândia, Áustria e Itália.