Fechados ao público há um ano, consulados dos Estados Unidos no Brasil começam a marcar entrevistas para alguns tipos de vistos

Os consulados dos Estados Unidos no Brasil estão fechados desde Março de 2020 e não há previsão de reabertura ao público, pois o Brasil é hoje o País que mais regista mortes diárias pelo coronavírus no mundo.

Para alguns processos imigratórios, no entanto, o consulado está a marcar entrevistas. Segundo o site da embaixada, o Consulado do Rio de Janeiro está a marcar entrevistas de green card de cônjuges e filhos de portadores de green card e de residentes permanentes.

“Nós estamos processando os casos com entrevistas marcadas para Março de 2020 e fazendo todo o esforço possível para chamar essas pessoas o quanto antes. Por favor, não entrem em contacto conosco para perguntar sobre a entrevista. Vocês serão comunicados directamente”, diz o comunicado.

A embaixada informou, ainda, que entrevistas para vistos de trabalho H1B, L1 e J1 começaram a ser marcadas. Em 31 de Março, expirou a Proclamação 10052, do ex-presidente Donald Trump, que suspendia a emissão desses vistos.

“A Proclamação Presidencial 10052, que temporariamente suspendeu a entrada de certos não-imigrantes H1-B, H2- B, J (para certas categorias dentro do Programa de turista) e L, expirou em 31 de Março de 2021. Requerentes de visto que ainda não foram entrevistados ou não tem uma entrevista agendada terão os seus pedidos priorizados e processados de acordo com as orientações existentes para retomada dos serviços de visto. Os requerentes de visto que já tiveram os seus vistos recusados devido às restrições da Proclamação Presidencial 10052 podem solicitar novamente, enviando um novo pedido, incluindo uma nova taxa”