Murphy considera doar 40 milhões a cidadãos indocumentados
O Governador Phil Murphy está a considerar um fundo de 40 milhões de dólares para os 460.000 imigrantes não documentados que residem no Estado e que não foram elegíveis para qualquer cheque de estímulo ou subsídio de desemprego, de acordo com grupos de defesa dos imigrantes.
Mas a ideia que está a ser transmitida aos defensores do passado é “insultuosa”, disse Katy Sastre, estrategista de campanha da Aliança dos Imigrantes para a Justiça.
“Isto é completamente insuficiente. É um insulto para as nossas comunidades que acumularam milhares de dólares em dívidas”, disse Sastre. “Sai para $96 cada pessoa. Isso nem sequer vai pagar uma conta de telefone.”
Quem segue o assunto em Trenton diz que os 40 milhões de dólares mencionados pelo gabinete do governador não parecem ser mais do que uma ideia, e os detalhes não foram discutidos.
O gabinete do governador recusou-se a comentar as discussões, que foram inicialmente noticiadas pelo Politico.
Em conferência de imprensa, Murphy disse:
“Tivemos uma reunião com alguns (legisladores)… Estamos a tentar encontrar meios legislativos ou outros através dos quais podemos obter dinheiro para a população indocumentada”, disse Murphy.
Murphy não mencionou uma quantia em dólares, mas disse que o dinheiro seria potencialmente financiado por dólares federais.
A notícia chegou quando um grupo de grevistas da fome se reuniu em Newark para assinalar o oitavo dia de greve e exigir mais fundos, apoiados pela Câmara de Comércio Hispânica.
“Há mais de 120.000 empresas latinas que contribuem anualmente com 20 mil milhões de dólares para a economia de New Jersey”, disse Luis De La Hoz, presidente da Câmara de Comércio Hispânica do Estado.
Apesar de terem contribuído com mais de 600 milhões de dólares em impostos estatais e locais e mil milhões de dólares para o fundo estatal de desemprego na última década, de acordo com um estudo da Make the Road, os imigrantes sem documentos foram excluídos de quase todas as formas de ajuda estatal, originando protestos.
A vizinha Nova Iorque incluiu 2,1 mil milhões de dólares no seu orçamento do Estado para dar aos residentes indocumentados um pagamento único de 2.000 dólares.
“É uma falha de liderança”, disse Sastre, referindo que New Jersey tem uma taxa mais elevada de imigrantes sem documentos em comparação com Nova Iorque. “O governador tem a responsabilidade de liderar e garantir que todos os residentes de New Jersey são tratados.”
Acrescentou que o valor de 40 milhões de dólares parece ser modelado depois da proposta de 35 milhões de dólares, S2480, que teria dado dinheiro de ajuda a residentes não documentados com números de ITIN, uma forma de pagar impostos sem um número de Segurança Social. O projecto de lei não foi votado desde que foi apresentado em Maio passado